Sonhe menos em 2014

por Fernanda Pompeu

Sonho não concretizado é leite que azeda, manteiga que rança, avião que cai. É plantio de expectativas e colheita de frustrações. Seu maior defeito é não abrir espaço para o fracasso. Ignorar que em dez tentativas podemos não acertar nenhuma.

É claro que não estou me referindo a todos os sonhos. Falo daqueles pré-fabricados, pré-moldados. Sonhos sonhados pela mídia. Aqueles que se confundem com idealizações, que já nascem para dar errado. Pior, fazem o sonhador – depois de horas de bravias braçadas – morrer na praia.

Idealizar chama o desastre. Esperar pela companheira ou companheiro perfeitos. Vestir uma camisa que se colará à pele. Confundir ponto de vista com o ápice da verdade. Acreditar-se seguro num planeta que gira. Escrever sem saber a gramática.

Fantasiar é carro sem estrada. Panela sem comida. Roupa sem corpo. Saudade sem passado. Sábado sem domingo. Idealização e fantasia brecam nosso crescimento pessoal. Em doses altas, fazem com que a gente enxergue a versão, mas não o fato.

Antes que fundamentalistas idílicos me apedrejem pelo crime de pessimismo, deixa eu me defender. Deixa eu dizer que existe sonho bom sim. Aquele que é transformador, que torna cada um de nós um visionário. Sonho sonhado com olhos fechados, mas realizado com olhos arregalados.

Não importa o tamanho. Ser um segundo Steve Jobs é fantasia. Ser um profissional nota 10, ou uma empreendedora competente é real. Sonho bom não tem a ver com fama, nem com muito dinheiro. Tem a ver com a capacidade de realizar uma ideia, um projeto, um produto, um gesto. Retirá-los da bruma da idealização para o sol das calçadas.

Sonho bom é fazeção. Também é aquele que a gente compartilha, potencializando sentidos para além do original. Sai da nossa cabeça para ser recriado e aperfeiçoado em outras. Ele é resultado de estudos, ensaios, mangas arregaçadas, pestanas queimadas, frases escritas.

Que em 2014, a gente sonhe menos e faça mais. Não é ruim viver sem ilusões. O sentimento da falta, da imperfeição, do não acabado é empurrão forte para nossas conquistas. O mundo é pão-pão, queijo-queijo. E poesia, quando a fazemos.

Imagem: Régine Ferrandis a partir de obra de Toni Ribeiro.

 

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Em medida histórica, Haddad institui tarifa zero para estudantes de baixa renda

Câmara de São Paulo aprovou ontem (18) projeto de...

Deu no NY Times: “Fim do mundo? Já é aqui no Brasil”

Vanessa Barbara, colaboradora do The New York Times e...

Érika Hilton: ‘Ameaças assustam, trato em terapia, mas não penso em recuar’

Há quase um ano, Érika Hilton (PSOL) exerce seu mandato na...

Brasil: Lula da Silva recebe prémio Chatham House 2009

Fonte: Jornal Digital - Londres - O presidente Luiz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=