Parem de matar as mulheres – Por: Fernanda Pompeu

Em mais de 180 posts que escrevi para este Mente Aberta, sempre tentei enxergar o positivo nas dificuldades. O efeito criativo em todas as coisas. Sou da turma que vê num copo com líquido pela metade, um copo meio cheio. Nunca, meio vazio. Mas existe um tema, fato, realidade que anemiza meu robusto otimismo: a quantidade de mulheres que são mortas por ex-namorados ou atuais. Ex-noivos ou atuais. Ex-maridos ou atuais.

Ando farta das séries americanas, notadamente os CSIs – Miami, New York, Las Vegas, Los Angeles -, que desfilam pedaços de cadáveres majoritariamente femininos. Mas o pior é no mundo real. Matam-se mulheres com facadas, tiros, queimaduras, enforcamentos, afogamentos, pauladas. Um terror sem fim! Acontece na populosa Praia Grande e em seletos resorts. Em um cafofo no Complexo da Maré e numa cobertura em Ipanema. A maioria das vítimas nem viram notícias de jornais, senão eles não teriam espaços para outras misérias.

De nada interessa o motivo do crime, pois matam mulheres infiéis e fiéis, ricas e pobres, negras e brancas, bonitas e feias, gordas e magras, doutoras e analfabetas. Uma sangueira que deve arrancar lágrimas da Virgem Maria, Yemanjá, Durga, Pacha Mama, Minerva, Afrodite. Grande parte dos assassinos matam por crer que são proprietários da vida de uma mulher. Da mesma forma que um cara é dono de um Rolex, uma marmita, um skate, um Ipad.

Estou enjoada de homens que matam mulheres deixando filhas e filhos órfãos da mãe e da esperança. Enjoada de rapazes que não suportam serem rejeitados. Pois quem disse que na vida só se ganha? Se perde também. E muito! O valor está em sossegar o coração e seguir. O não tem três letras como o sim. Eliminar a moça ou a senhora do não em nada mitigará a dor. Ao contrário, transformará a pontada aguda em agonia crônica e continuada.

Aqui vai um apelo: parem de assassinar as mulheres! Engulam seus ciúmes, seus recalques, suas machezas. Nós mulheres – em quaisquer circunstância, corpo, idade – não somos objetos e nem propriedades de quem quer que seja. Temos sinal verde para existências tortas, retas, maldosas, caridosas. Temos direito a viver a vida!

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

As origens ideológicas do nazismo

Cinco especialistas alemães explicam as bases ideológicas da ditadura...

A jardinagem como terapia e um modo de fazer política

Não entendo quem não tem uma plantinha para cuidar....

Guarda de Itu escolta caminhões-pipa para evitar saques

José Maria Tomazela São Paulo - Caminhões-pipa que abastecem bairros...

Governo limita compra de terras por estrangeiros

Limite para compra é de 5 mil hectares ou...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=