Após compra, policial afirma ter sido vítima de racismo em hipermercado de Vitória

Um cabo da Polícia Militar afirma ter sido vítima de preconceito em um hipermercado na noite desta nesta terça-feira (18), em Vitória.

Edson Rosa, de 45 anos, havia escolhido duas garrafas de vinho no hipermercado. O PM pagou por elas, mas antes de sair do estabelecimento foi ao banheiro. Neste momento, ele foi obrigado a ficar sem roupa e provar que pagou pelo produto. “O cidadão me abordou dentro do banheiro, mandou eu me despir e perguntou se eu tinha pagado o vinho. Eu respondi que tinha e que estava com a nota. A única coisa que eu fiz foi ser feio, barrigudinho, ser baixinho e ser negro”, disse.

Bastante constrangido com a situação, o policial ainda foi escoltado até a chegada das viaturas. Sem entender o motivo da desconfiança e a maneira da abordagem dos seguranças, o policial militar diz que se sentiu vítima de preconceito.

O presidente da Associação de Cabos e Soldados disse que serão tomadas as devidas providências sobre o caso. Acostumado a fazer abordagens no dia a dia, Flávio Gava lembra que o profissional da área de segurança nunca deve julgar o cidadão pela aparência. “É uma coisa absurda. As pessoas têm que parar de julgar os outros pela aparência. Elas têm que apreender a respeitar o ser humano independente da cor da pele ou da roupa que estiver usando”, afirma.

Os representantes do hipermercado estiveram no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, onde a ocorrência foi registrada, porém não quiseram falar com a equipe da TV Vitória.

Fonte: Folha Vitória Mobile

+ sobre o tema

para lembrar

Professores e alunos fazem manifestação em SP contra novo ensino médio

Professores e alunos fizeram, no final da tarde de hoje (22),...

Cursos para professores têm baixa procura

MEC fará campanha na TV para estimular pré-inscrição dos...

Educação à distância é a aposta do mercado

Alternativa para quem busca qualificação e dispõe de pouco...

Jovem da etnia poianaua é o primeiro indígena formado em antropologia pela UnB

O antropólogo Jósimo da Costa Constant, 27 anos, percebeu...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=