Angolanos disputam prémios africanos

C4 Pedro, NGA e Preto Show concorrem aos prémios MTV África Music Awards, cuja gala de divulgação dos vencedores  da presente edição está marcada para o dia 22 de Outubro, em Joanesburgo, na África do Sul.

Os músicos angolanos estão indicados para melhor artista lusófono, num total de 17 categorias, divididas por géneros, ritmo e regiões ou língua, numa edição que acontece no espaço no Ticketpro Dome, depois de duas edições seguidas em Durban e uma em Lagos, Abuja (Nigéria) e Nairobi (Quénia).

C4 Pedro, NGA e Preto Show têm como concorrentes directos a moçambicana Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas.

A nomeação dos artistas nacionais, que volta uma vez mais a estar em evidência em prémios da música africana, mostra uma vez mais o reconhecimento da qualidade da música angolana além-fronteiras.

A carreira de C4 Pedro é uma prova de que os angolanos têm vindo a crescer consideravelmente. O músico e produtor assinou, em Janeiro deste ano, um contrato com a Sony Music com sede em Lisboa, para edição e distribuição do álbum “King Ckwa” a nível mundial, por dois anos.

O artista fixou residência no exterior devido à sua agenda e está indicado noutros prémios que distinguem os criadores da música moderna feita por africanos.

C4 Pedro concorre aos prémios All Africa Music Awards, nas categorias álbum do ano e melhor artista masculino do Centro de África, e African Muzik Magazine Award, para artista do ano, melhor artista masculino da África Central e prémio Ultrapassando Fronteiras com a Música.

NGA é outro artista com participação regular em prémios, sendo o mais famoso o Palop’s Music Stars 2015, onde arrebatou os troféus de produção musical, vídeo do ano e hip hop do ano, com o tema “Normal”.

Preto Show concorre ao seu primeiro prémio individual, depois de ter saído do grupo The Groove, com o qual gravou o álbum “Segura o corpo”. A sua voz contribuiu para que o tema “Wawera”, de  DJ Darcy, vencesse na categoria de melhor colaboração, dos prémios African Entertainment Awards. Os angolanos que já venceram este prémio nas edições passadas são Ary, melhor artista da lusofonia, em 2015; Anselmo Ralph, que ficou o mesmo troféu, em 2014; e Cabo Snoop, em 2010.

A gala de divulgação dos vencedores é transmitida pelo canal MTV Base, na posição 322, da DSTV, e MTV, posição 130.

O MTV África Music Awards distingue também a personalidade do ano, artista da década, artista masculino e feminino, melhor artista francófono, artista revelação, melhor artista internacional, artista africano que mais evoluiu, melhor performance, melhor grupo, música do ano, melhor colaboração, videoclipe, hip hop, pop/música alternativa e prémio liderança.

Os prémios MTV Africa Music Awards foram criados em 2008, pela então estação televisiva MTV Networks África, hoje Viacom International Media Networks África, para distinguir a música contemporânea mais popular em África e os artistas residentes, além daqueles cujas carreiras têm forte influência em artistas africanos, nos quais se destacam o kizomba, afro beat, kwaito, afro jazz, afro house, r&b e soul music.

+ sobre o tema

Evento na Vila Madalena homenageia Luiz Carlos da Vila, um dos maiores letristas do samba

Projeção de filme, debate e roda de samba celebram...

Akon tem visto negado no Sri Lanka por protestos budistas

O Governo do Sri Lanka negou visto ao famoso...

Samuel L. Jackson negocia participar de filme de ação independente

Samuel L Jackson negocia participar de filme. "Deathgames", um filme...

para lembrar

Eduardo recusa convite de Jô Soares

Todos sabem que o rapper Eduardo lançou um...

16 anos sem Tim Maia

  No dia 15 de março de 1998 o...

Quatro anos depois, Alicia Keys lança música nova; ouça ‘In Common’

Faixa dançante é liberada no YouTube; é o primeiro...
spot_imgspot_img

Milli Vanilli: novo documentário revela detalhes do escândalo com dupla que fazia playback

Durante um período muito curto, no final dos anos 80, o francês Fabrice Morvan e o alemão Rob Pilatus, membros da dupla Milli Vanilli, alcançaram...

Xenia França vence Grammy Latino 2023 por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa

A cantora baiana Xenia França venceu o Grammy Latino 2023, por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa com "Em Nome da Estrela". A...

Paulinho da Viola sobre os 80 anos: “Cheguei a essa idade sem trauma”

Paulinho da Viola pertence à geração de ouro da música popular brasileira, aquela que surgiu em meio aos festivais que se espalharam pelo país,...
-+=