Angolanos disputam prémios africanos

C4 Pedro, NGA e Preto Show concorrem aos prémios MTV África Music Awards, cuja gala de divulgação dos vencedores  da presente edição está marcada para o dia 22 de Outubro, em Joanesburgo, na África do Sul.

Os músicos angolanos estão indicados para melhor artista lusófono, num total de 17 categorias, divididas por géneros, ritmo e regiões ou língua, numa edição que acontece no espaço no Ticketpro Dome, depois de duas edições seguidas em Durban e uma em Lagos, Abuja (Nigéria) e Nairobi (Quénia).

C4 Pedro, NGA e Preto Show têm como concorrentes directos a moçambicana Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas.

A nomeação dos artistas nacionais, que volta uma vez mais a estar em evidência em prémios da música africana, mostra uma vez mais o reconhecimento da qualidade da música angolana além-fronteiras.

A carreira de C4 Pedro é uma prova de que os angolanos têm vindo a crescer consideravelmente. O músico e produtor assinou, em Janeiro deste ano, um contrato com a Sony Music com sede em Lisboa, para edição e distribuição do álbum “King Ckwa” a nível mundial, por dois anos.

O artista fixou residência no exterior devido à sua agenda e está indicado noutros prémios que distinguem os criadores da música moderna feita por africanos.

C4 Pedro concorre aos prémios All Africa Music Awards, nas categorias álbum do ano e melhor artista masculino do Centro de África, e African Muzik Magazine Award, para artista do ano, melhor artista masculino da África Central e prémio Ultrapassando Fronteiras com a Música.

NGA é outro artista com participação regular em prémios, sendo o mais famoso o Palop’s Music Stars 2015, onde arrebatou os troféus de produção musical, vídeo do ano e hip hop do ano, com o tema “Normal”.

Preto Show concorre ao seu primeiro prémio individual, depois de ter saído do grupo The Groove, com o qual gravou o álbum “Segura o corpo”. A sua voz contribuiu para que o tema “Wawera”, de  DJ Darcy, vencesse na categoria de melhor colaboração, dos prémios African Entertainment Awards. Os angolanos que já venceram este prémio nas edições passadas são Ary, melhor artista da lusofonia, em 2015; Anselmo Ralph, que ficou o mesmo troféu, em 2014; e Cabo Snoop, em 2010.

A gala de divulgação dos vencedores é transmitida pelo canal MTV Base, na posição 322, da DSTV, e MTV, posição 130.

O MTV África Music Awards distingue também a personalidade do ano, artista da década, artista masculino e feminino, melhor artista francófono, artista revelação, melhor artista internacional, artista africano que mais evoluiu, melhor performance, melhor grupo, música do ano, melhor colaboração, videoclipe, hip hop, pop/música alternativa e prémio liderança.

Os prémios MTV Africa Music Awards foram criados em 2008, pela então estação televisiva MTV Networks África, hoje Viacom International Media Networks África, para distinguir a música contemporânea mais popular em África e os artistas residentes, além daqueles cujas carreiras têm forte influência em artistas africanos, nos quais se destacam o kizomba, afro beat, kwaito, afro jazz, afro house, r&b e soul music.

+ sobre o tema

Grafites no centro do Rio homenageiam atletas da Equipe Olímpica de Refugiados

Grafiteiros Cety Soledade (esq.) e Rodrigo Sini, em frente...

Olhe bem esta foto e me diga quem é a mãe

A da esquerda? A do meio? Ou a da...

Maria Lamadrid

A população negra resultante do tráfico de escravos durante...

Os caminhos de Nafissatou Dia Diouf

Nafissatou Dia Diouf é um dos mais fortes nomes...

para lembrar

Muito além da cultura, mas sobre a questão da terra

THEREZA DANTAS Uma luta de quase 10 anos está acontecendo...

O Cineasta Ash Baron-Cohen procura atriz para atuar com Lenny Kravitz

O Cineasta Ash Baron-Cohen procura atriz para atuar com...

‘Corra!’ vence como melhor filme no Spirit Awards, premiação do cinema independente

Cerimônia antecipa alguns dos favoritos para o Oscar. Cinco...
spot_imgspot_img

Coletivo Coletores apresenta videomapping inédito na fachada do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo no aniversário de São Paulo

Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo receberá em sua fachada uma projeção em vídeo inédita do Coletivo Coletores, duo...

Ação do CCBB Educativo – Arte e Cultura homenageia a origem negra e indígena da cidade de São Paulo, em seu aniversário de 471 anos

Na data em que a cidade de São Paulo celebra o seu 471º aniversário, dia 25 de janeiro, o programa CCBB Educativo – Arte e Cultura realizará uma...

Chico César celebra trinta anos do álbum “Aos Vivos” no Circo Voador, dia 25 de janeiro

O ano era 1995 e Chico César colocava seu excelente álbum de estreia “Aos Vivos” no mundo. Trinta anos depois, o disco, que se...
-+=