Astronauta, médica e inspiração da Disney destaca a força da curiosidade

Você pode não conhecer Yvonne Cagle, mas é provável que sua vida se apresente como um exemplo inspirador. Astronauta da Nasa, médica, professora adjunta de medicina cardiovascular na Universidade Stanford e consultora da Disney, a norte-americana de 58 anos defende a importância de manter viva a curiosidade e de explorar sempre aquilo que está à nossa volta. O resumo de seu currículo, com atuações tão diferentes em instituições de peso, mostra que ela soube como colocar isso em prática.

Por Juliana Carpanez , da UOL 

Astronauta Yvonne Cagle no evento Friends of Tomorrow, em São Paulo

Seu fascínio pelo espaço começou em 1969, quando brincava de esconde-esconde com os amigos e o pai a chamou para ver algo na TV. Era a chegada do homem à Lua. Passou os momentos seguintes dividindo sua atenção entre o que via na tela, dentro de casa, e no céu, fora dela, tentando observar ao vivo a conquista do astronauta Neil Armstrong. Era uma época com poucos ícones para inspirar uma garota negra a chegar tão longe, mas ela encontrou a motivação de que precisava olhando para dentro.

Você é definido pela determinação com a qual persegue seus sonhos, não por parar na vida 
Yvonne Cagle, astronauta

“Alimentei meus sonhos com muita inovação. As invenções me absorviam e me deixavam isolada de qualquer forma de distração que pudesse me desanimar”, contou em entrevista por e-mail ao UOL . Depois, inspirou-se na matemática Katherine Johnson, que trabalhava na Nasa e teve sua história contada no filme “Estrelas Além do Tempo”. No Oscar de 2017, dividiram o palco: Yvonne empurrou a cadeira de rodas de Katherine, que foi homenageada pelas protagonistas do longa antes de anunciarem o prêmio de melhor documentário.

Questionada se não a incomoda falar sempre sobre sua raça e gênero –questões que passariam batidas fosse ela um homem branco–, a astronauta respondeu: “É uma conversa relevante e necessária, porque este é um trabalho em progresso na nossa cultura. Ainda tem muito a ser feito para que possamos chegar à paridade real, com todos colocando em prática, sem amarras, todo o seu potencial”.

Como inspirar crianças

Recentemente, Yvonne passou a testar esse seu potencial em uma área até então desconhecida. Embarcou em uma nova missão e passou a dar consultoria para a Disney, na animação “Miles do Amanhã” (“Miles from Tomorrowland”), disponível no Brasil pela Netflix. O desenho conta a história da família Miles, que viaja pelo espaço para construir um sistema de trânsito intergaláctico.

Curiosidade e descobertas estão no foco do conteúdo, que apresenta às crianças conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Características de Yvonne estão em Phoebe, mãe e capitã em ‘Miles do Amanhã’

Criador e produtor-executivo da animação, Sascha Paladino contou em entrevista por e-mail ao UOL que algumas características de Yvonne foram incorporadas na personagem Phoebe, mãe da família Miles e capitã da nave Stellosfera. São elas: a curiosidade, a atitude positiva e o fato de que queria ser astronauta desde criança.

“Yvonne nos inspirou de muitas maneiras. Para ela, é importante mostrar às crianças que elas podem construir seus próprios sonhos: isso nos serviu de guia para o programa como um todo. Ela também nos contou de aspectos psicológicos sobre a vida no espaço, como a importância dos companheiros durante uma missão. Levamos isso a sério e garantimos que os Miles tivessem muitos companheiros, de todas as formas, tamanhos e espécies”, disse Paladino.

Na lista de títulos favoritos de ficção científica, a astronauta menciona os filmes “Cowboys do Espaço”, “Perdido em Marte”, “Vida”, “Viagem Fantástica” e “O Enigma de Andrômeda”. “Star Trek” está entre as recomendações de séries, enquanto “Gravidade”, de Tess Gerritsen, é sua escolha de livro.

Ida a Marte

Selecionada pela Nasa em 1996, Yvonne nunca participou de uma missão para o espaço. Em seu currículo, o destaque fica com contribuições para as áreas de ciência, tecnologia e saúde.

No início de agosto, ela esteve no evento Friends of Tomorrow, realizado em São Paulo, para falar sobre os desafios envolvendo a exploração de Marte. Do ponto de vista médico nesse ambiente ainda pouco conhecido, mencionou a radiação, o descondicionamento dos músculos, o enfraquecimento dos ossos, a deterioração da visão e a importância da robustez nutricional –sobre este último tema, Yvonne participou de um programa com testes de alimentos para a ida a Marte.

Segundo ela, esta e outras viagens ao espaço representam uma arrancada tecnológica, que obriga diversas áreas a trabalharem colaborativamente para inovar em soluções eficientes.

+ sobre o tema

O verdadeiro peso do racismo no dia a dia

Diante do cenário do país, não tem como ignorá-lo....

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

Atenta aos sinais por Flávia Oliveira

Vibro com datas que trazem reflexões sobre temas, pessoas,...

para lembrar

A declaração de Juliana Paes e o feminismo que precisa ir além do argumento raso

O feminismo é uma luta social e coletiva. É...

Onde andará a boa e velha liberdade?

Sempre, sempre, sempre que a gente falava nela, tinha...

A nova miss EUA: linda, preta , crespa e… conservadora?

Na noite do último domingo (14), a linda, preta...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=