Ativistas estrangeiros consideram Marco Civil da internet exemplo mundial

 

A aprovação pelo Brasil do Marco Civil da internet é um dos temas mais comentados nas rodas de conversa de participantes da NetMundial, a conferência que discute em São Paulo um modelo de gerência internacional da rede.

Para muitos, o Brasil deu exemplo ao mundo ao criar uma legislação que regula a internet. A lei foi aprovada na noite de terça-feira pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira. Levando-se todo o trâmite no Congresso foram sete anos de debate.

“Antes eu pensava: ainda quero dizer para meus filhos que eu vivi nos tempos em que Mandela estava vivo. Hoje eu tambem quero dizer para eles que eu vi a presidente Dilma Rousseff sancionar o Marco Civil. É um momento historico”, disse a ativista Nnenna Nwakanma, fundadora da organização Free Software and Open Source Foundation for Africa (Fundação Sotfware Livre e Fontes Abertas para África).

“Eu digo que eu venho da internet. Essa é a minha luta, por uma inclusão digital, sobretudo na África. E esse desenvolvimento da internet precisa vir com princípios, com respeito a valores democráticos, aos direitos humanos, de privadade, da liberdade de expressão. E tudo isso está no Marco Civil”, disse.

Antes de chegar ao Congresso Nacional em Brasilia, o texto do Marco Civil da internet foi construído de maneira colaborativa na própria rede mundial de computadores. Um dos idealizadores e principais promotores da legislação, o professor Ronado Lemos, hoje na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, contou à BBC Brasil que 70% do que se propôs foi mantido na versão final.

“Temos alguns detalhes a resolver ainda, mas acho que o Judiciário vai reverter algumas mudanças e o texto vai ficar ainda melhor. Estou muito feliz com a aprovação do texto”, disse.

 

Fonte: DCM

 

+ sobre o tema

Saquarema realiza 640 exames de imagem gratuitos durante ações do Outubro Rosa

A Prefeitura de Saquarema realizou 400 exames de mamografia...

ONG leva caso de imigrantes haitianos no Acre à OEA

  A situação dos imigrantes haitianos que todos...

Praça Dom José Gaspar, em São Paulo, é a primeira a receber sinal aberto para Wi-Fi

Projeto de internet gratuita deve ser finalizado em um...

STF detecta descumprimento por governo Bolsonaro de decisões para proteger Terra Yanomami

O Supremo Tribunal Federal (STF) detectou que o governo do ex-presidente Jair...

para lembrar

Feliciano pode ser preso por crime de preconceito contra religião

Feliciano será investigado por crime de preconceito contra religião....

Redução da pobreza: moradores de favelas crescem menos do que a população total

  Y.Valentim,  Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa...

Você matou meu filho”. Anistia do Brasil lança relatório Internaciona

Constata-se que no mês de julho, aumentou em relação...
spot_imgspot_img

Brasil apresenta compromissos para eliminar violência contra criança

O Brasil reafirmou perante a comunidade internacional oito compromissos pela eliminação da violência contra crianças. Os compromissos foram apresentados pela ministra dos Direitos Humanos...

Momento histórico para Geledés na COP 16

Geledés – Instituto da Mulher Negra, em parceria com outras organizações negras do Brasil e da Colômbia, alcançou um feito histórico na Conferência das...

Geledés participa da primeira reunião do processo da Cúpula das Américas para 2025 na República Dominicana

A reunião, que ocorreu no último dia 30 de outubro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília/DF, foi organizada pela Secretaria da Cúpula das Américas...
-+=