Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade

A Organização Não-Governamental Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade nasce da necessidade de difundir informações que levem a uma melhor compreensão da religiosidade de matriz africana tanto por parte do seu praticante, quanto por parte daqueles que, por não conhecerem os rudimentos básicos da religião, a discriminam e a demonizam.

A Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade buscará discutir aquilo que não é discutido, falar do que não é falado, expor o que não é exposto, sempre respeitando a sacralidade e o segredo de culto.

O objetivo fundamental desta instituição é discutir elementos que se ligam diretamente à teologia, à doutrina, às normas e comportamentos das religiões de matrizes africanas.

Para atingir este objetivo a Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade agregará em torno de si teólogos, pesquisadores, sacerdotes e sacerdotizas, especialistas em religião de matriz africana entre outros que trarão todo o arcabouço necessário para discutir cada um dos temas relacionados acima e relacioná-los às questões que tantas vezes levantam polêmicas no meio religioso. Neste sentido a Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade discutirá:

Teologia – aspectos relacionados à cosmogonia e à cosmovisão africana, aos elementos que fundamentam as religiões de matrizes africanas, o panteão Yourubá entre outros;

Doutrina: questões que referem-se a como, a partir da cosmovisão africana se lida com temas como aborto, doação de sangue, tratamentos com células-tronco, casamentos de pessoas do mesmo sexo etc.;

Normas e comportamentos: o que pode, o que não pode, o que se deve fazer, o que não se deve fazer, como se comportar, são elementos marcantes do cotidiano das casas de santo que se aprende no dia-a-dia mas que, muitas vezes se reproduzem sem que haja uma real compreensão do que seja cada um destes elementos.

A Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade buscará ser o mais abrangente possível e, neste sentido, discutirá os temas já mencionados relacionando-os ao Candomblé, Umbanda, Batuque, Tambor de Mina, Xambá, além do culto de Ifá que tantos mistérios e controvérsias traz em si mesmo.

Estratégias de sustentabilidade

Uma das grandes novidades trazidas pela Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade é sua estratégia de sustentabilidade. Ao se conveniar com uma loja de produtos afro-brasileiros, que adotará o mesmo nome do portal, a Baraketu terá ali parte dos seus recursos financiados para o desenvolvimento de suas atividades.

Estes recursos serão destinados para o desenvolvimento de duas grandes atividades anuais cujo título é Religiões de Matrizes Africanas – Passado, Presente e Futuro.

Além disso a Baraketu – Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade já nasce somando suas forças ao Forum Estadual de Religiosidade de Matriz Africana Izo Lebê e ao Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Intolerância Religiosa, da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos e coloca-se como participante ativa das discussões políticas referentes à religiosidade no âmbito nacional.

 

Evento de lançamento

I Baraketu Religiões de Matrizes Africanas – Passado, Presente e Futuro

Dia: 24 de julho de 2010
Horário: 14h00 às 20h00
Local: Teatro Armando Gonzaga
Endereço: Av Gal Osvaldo Cordeiro Farias, 511
Marechal Hermes (em frente ao Hosp. Carlos Chagas)
Confirme presença pelo tel: 3455 0882/9659 9526

Programação Seminário:

I Baraketu – Religiões de Matrizes Africanas – Passado, Presente e Futuro

Início 14h00

Abertura

14h30 Mesa 1 – Umbanda – Da matriz africana a religião brasileira
Palestrantes:
Nome a confirmar
Fatima Damas (Congregação Espírita Umbandista do Brasil – CEUB)
Moderador: Giancarlo (Associação de Proteção à Umbanda e Candomblé)

Debate

15h30/16h00 – Desfile de vestimentas

16h00 – Mesa 2 – Candomblé – Entre a tradição oral e a modernidade
Palestrantes:
Jayro Pereira – Sociedade de Estudos Teológicos e Filosóficos das Culturas Negras
Mãe Torody de Ogun – Associação Martiliano Manoel Lyra – Ilê Asé Ala Koro Wo – AMALYRA
Moderador: Adailton Moreira (Superdir)

Debate

17h00 – Apresentação do portal

17h30 – Mesa 3 – O Culto de Ifá no Brasil
Palestrantes:
Babalawô Ivanir dos Santos (Centro de Articulação das Populações Marginalizadas – CEAP)
Babalawô Rafael Zamora (Awó de Orumilá Ogunda Keté – Sociedade de Ifá e Cultura Afro-Cubana no Brasil)
Moderador: Babalawô Sérgio Ifá Adebá Meji – Presidente da Ong Afro-Rio

Debate

18h30 – Apresentação musical

19h30 – Encerramento (confraternização)

+ sobre o tema

para lembrar

Malala vai patrocinar três brasileiras que lutam pela educação de meninas

Depois de proferir uma palestra em São Paulo nesta...

Classe D já é o dobro da A nas universidades

Em 2009 os alunos do estrato social mais pobre...

Inscrições para o Enem começam segunda-feira

O MEC informou que será necessário que o estudante...

Baixo desempenho do Brasil em teste da OCDE revela também desigualdade de gênero na educação

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=