Campanha por ministra negra no STF toma as ruas de Brasília

Movimento Negro realiza ato em frente ao Ministério da Saúde e busca diálogo com lideranças

A expectativa para quem será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) é grande. A ministra deve se aposentar oficialmente na próxima segunda-feira (2), data de seu aniversário de 75 anos, idade limite para atuação no STF.

Com a iminência do anúncio de um novo nome para ocupar a cadeira deixada por Weber, o Movimento Negro se organiza para pressionar o presidente Lula a escolher uma ministra negra. Essa seria a primeira jurista negra a ocupar um lugar no STF.

As reivindicações se intensificaram após a mais recente declaração de Lula, que afirmou que não levará em conta “questão de gênero ou de cor” na hora de fazer sua escolha.

Campanha por jurista negra

Nesta quarta-feira (27), às 16h, foi realizado uma ato em frente ao Ministério da Saúde em favor da pauta. A organização é da Coalizão Negra por Direitos, formada por organizações, entidades, grupos e coletivos do movimento negro brasileiro.

Além do ato, foram estendidas faixas e realizadas a colagem de lambes em territórios periféricos de todo o país com mensagens de reivindicação da importância da indicação.

Na terça-feira (26), foi realizado um coquetel com a presença de parlamentares, membros do Ministério da Igualdade Racial, atores políticos e representantes da sociedade civil, buscando ampliar e fortalecer o apoio pela indicação da primeira jurista negra para a Corte.

As intervenções fazem parte da campanha chamada “Em Defesa de uma Ministra Negra no STF e por mais juristas negras e negros nos espaços do judiciário brasileiro”. Segundo a Coalizão, o objetivo é “reduzir o hiato de representatividade no poder judiciário e contribuir para um projeto de país antirracista”.

Agenda continua em Brasília

As intervenções seguirão em Brasília até a sexta-feira (29). A programação conta com uma “agenda de diálogos com os poderes legislativos, executivo e judiciário sobre as pautas prioritárias do movimento negro no atual contexto brasileiro”.

A campanha também organiza um abaixo-assinado através da plataforma Ministra Negra no STF.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Se você tinha um cavalo, você valia um cavalo quando adoecia

Ela desistiu de pintar os cabelos e resolveu deixar...

Abandono

Deitado na calçada, um menino. Uma CRIANÇA. Profundamente adormecido....

E se Joaquim Barbosa fosse candidato a presidente?

Primeiro, surgiu uma cogitação no reino da boataria. Depois,...

Diretor da OIT diz que Bolsa Família provou ser uma das forças de superação da crise econômica no Brasil

Fonte: Clica Brasília- O diretor executivo do Setor de Proteção...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=