Coca-Cola e ONU Mulheres firmam parceria global para acelerar o empoderamento econômico das mulheres

A parceria tem o objetivo de acelerar o empoderamento das mulheres empreendedoras por meio de ações estratégicas como a eliminação das barreiras que elas normalmente enfrentam para expandir os negócios. Entre as estratégias, está o aumento de habilidades empresariais, serviços financeiros e apoio à formação de redes de colaboradores/as e mentores/as

A Coca-Cola e a ONU Mulheres anunciaram ontem (22/9), em Nova York, uma parceria para promover o empoderamento econômico das mulheres. O acordo responde ao Plano Estratégico da ONU Mulheres e à iniciativa global 5 by 20 da Coca-Cola Company. A parceria tem o objetivo de acelerar o empoderamento das mulheres empreendedoras por meio de ações estratégicas desenvolvidas pelas duas organizações.

A iniciativa 5 by 20 da Coca-Cola Company visa permitir o empoderamento econômicos de 5 milhões de mulheres empreendedoras da cadeia de valor da Coca-Cola até 2020. A empresa está desenvolvendo e implementando programas para ajudar a quebrar as barreiras impostas às mulheres empresárias nos pequenos negócios que estão em torno do Sistema Coca-Cola. São exemplos de empreendedoras: fruticultoras, lojistas, coletoras, recicladoras e artesãs.

O Plano Estratégico da ONU Mulheres estabelece uma série de iniciativas que apoia desde a promoção de leis e políticas, que garantam proteção e igualdade de direitos às mulheres, até a geração de empregos, renda e oportunidades de acessos aos recursos econômicos. A ONU Mulheres também está incentivando empresas para firmarem os Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade Significa Negócios, um conjunto de medidas voltadas para promover o empoderamento das mulheres no local de trabalho e no mercado de trabalho.

Por meio dessa colaboração, a Coca-Cola Company e a ONU Mulheres pretendem lidar com as barreiras que as mulheres empreendedoras normalmente enfrentam para expandir os negócios através de mais treinamento para aumentar as suas habilidades empresariais, serviços financeiros e apoio à formação de redes de colaboradores/as e mentores/as.

“Acreditamos que não há melhor momento do que este para investir nas mulheres, pois elas são como motores para o crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável. As mulheres têm uma força de crescimento rápido e nenhuma empresa ou economia será capaz de crescer sem elas”, diz Muhtar Kent, presidente e CEO da Coca-Cola Company. “Esta parceria com a ONU Mulheres, que aproveita sua vasta experiência, será de grande impacto para os nossos esforços de permitir que o empoderamento das mulheres em todo o mundo”, complementa Kent.

“Agora, mais do que nunca, o mundo precisa libertar o talento e a energia das mulheres, se quisermos tornar nossas economias e sociedades mais fortes. Empresas como a Coca-Cola estão percebendo que investir nas mulheres é um ingrediente essencial na fórmula para o sucesso”, aponta Michelle Bachelet, sub-secretária geral e diretora executiva da ONU Mulheres. “Não podemos mais nos dar ao luxo de desperdiçar o potencial de metade da população mundial. Essa é uma questão de justiça, assim como bom senso econômico e de negócios”, acrescenta Bachelet.

O trabalho já está em curso em alguns países para identificação de programas em áreas potenciais, como treinamento de habilidades para mulheres dirigentes de cooperativas de reciclagem e lojistas. Cada organização colocará na mesa as suas experiências e capacidades em projetos concretos. Nessa abordagem, há o aproveitamento das vantagens comparativas de cada empreendimento, criando parcerias público-privadas no sentido de alavancar e oferecer oportunidades de investimento em novas oportunidades econômicas para as mulheres.

Além de anunciar essa colaboração, Muhtar Kent também assinou a Declaração dos CEOs de apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, desenvolvidos pela ONU Mulheres e o Pacto Global para apoiar a liderança corporativa para a igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado de trabalho e na comunidade de negócios. Com a assinatura da declaração, CEOs como Muhtar Kent demonstram o seu compromisso com a liderança para a igualdade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres de forma imperativa para o mundo corporativo.

Sobre a ONU Mulheres

A ONU Mulheres é a organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Nova liderança global em prol das mulheres e meninas, a ONU Mulheres foi estabelecida para acelerar o alcance do atendimento das necessidades das mulheres mundialmente.

A ONU Mulheres apoia os Estados Membros da ONU, nos seus esforços para o alcance da equidade de gênero, e trabalha com governos e sociedade civil para desenhar leis, políticas, programas e serviços necessários para implementar os padrões internacionais. A entidade dá suporte para a igualdade de participação das mulheres em todos os aspectos da vida enfoca cinco áreas prioritárias: aumento da liderança das mulheres e participação, eliminação da violência contra as mulheres, envolvimento das mulheres em todos os aspectos dos processos de paz e segurança, melhoria do empoderamento econômico das mulheres, e inclusão central da igualdade de gênero no desenvolvimento nacional de planejamento e orçamento. A ONU Mulheres também coordena e promove o trabalho do Sistema das Nações Unidas para avançar a igualdade de gênero. Para mais informações, visite www.unwomen.org.

Sobre a Coca-Cola Company

A Coca-Cola Company é a maior empresa de bebidas do mundo, atendendo consumidores com mais de 500 marcas gaseificadas e destiladas. Liderado pela Coca-Cola, a marca mais valiosa do mundo, o portfólio da empresa possui 15 de bilhões de dólares em marcas, incluindo refrigerantes como Diet Coke, Fanta, Sprite, Coca-Cola Zero e energéticos como Powerade, Minute Maid, Simply e Geórgia. Globalmente, a Coca-Cola é a fornecedora número 1 de bebidas gasosas, sucos e bebidas prontas como chás e cafés. Por meio do maior sistema mundial de distribuição de bebidas, os consumidores em mais de 200 países saboreiam as bebidas da empresa a uma taxa de 1,7 bilhão de doses por dia.

Com o compromisso permanente de construir comunidades sustentáveis, a Coca-Cola Company está focada em iniciativas que reduzam a pegada ambiental, estimulem valores como vida ativa e saudável, ambiente de trabalho inclusivo para os associados e desenvolvimento econômico das comunidades onde o sistema opera. Para mais informações sobre a Coca-Cola Company, visite www.thecoca-colacompany.com

Fonte: Onu Mulheres Conesul

+ sobre o tema

A “decepcionante” descoberta sobre o príncipe encantado que era negro

No último final de semana um dos grandes mistérios...

Combater o racismo é lei no Rio de Janeiro

Enfrentar toda forma de discriminação e preconceito é responsabilidade...

Profetas do Caos

No seminário Multiculturalismo e Racismo: O Papel da...

Campanha por uma infância sem racismo é premiada em Cannes

A campanha sobre os impactos do racismo na infância,...

para lembrar

Budapeste hospeda encontro sobre racismo

Fonte: Rádio Vaticano - Budapeste, 10 nov (RV) - A...

Não Cadiveu, eu não preciso de você! Cabelo Afro!

*Por Winnie Bueno Quando eu era pequena, assim bem menina,...

35 casos de racismo são denunciados à polícia em MT nos primeiros 4 meses do ano

Nos quatro primeiros meses deste ano, 35 casos de...

Em três dias, PM de Salvador matou 15 jovens negros

Testemunhas viram as vítimas já rendidas quando foram atingidas...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=