Comissão Europeia fecha o cerco à França por expulsão de ciganos

Após classificar as recentes deportações coletivas de ciganos executadas pelo governo da França como uma “desgraça”, a Comissão Europeia indicou que vai abrir um processo de infração da legislação comum ao bloco europeu.

“Já basta”, declarou a comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, que chamou a atitude do governo francês de “vergonhosa” ao ter escondido a existência de uma circular que ordenava à polícia a expulsão de ciganos.

Em resposta às declarações de Reding, o governo francês emitiu um comunicado dizendo estar surpreendido pelo duro tom de Bruxelas.

Anne-Christine Poujoulat/AFP
Família de ciganos prepara-se para deixar a França no aeoroporto de Marselha; UE condenou ações do país como “desgraça”

Reding anunciou que pedirá a abertura de um procedimento de infração da legislação da União Europeia (UE) contra Paris, por ter adaptado de forma insuficiente a diretriz comunitária sobre a livre circulação dos cidadãos europeus e aplicar de forma “discriminatória” o texto.

A comissária emitiu duras crítica ao governo francês pela deportação de mais de 1.000 ciganos para a Romênia e a Bulgária.

“O papel dos comissários como guardiões dos tratados torna-se extremamente difícil se não pudermos mais ter confiança nas garantias dadas pelos dois ministros em um encontro formal com dois comissários e cerca de 15 oficiais de alto escalão dos dois lados da mesa”, disse Reding.

Os dois ministros citados são Eric Besson, da pasta de Imigração, e Pierre Lellouche, de Assuntos Europeus, que em reunião em Bruxelas deram garantias quanto à política de imigração da França e a intenção de não discriminar nenhum grupo em específico.

“Nenhum Estado membro pode esperar um tratamento especial quando o que está em questão são os direitos humanos”, concluiu Reding, afirmando que a Comissão deve intensificar suas medidas contra Paris.

SUSPENSÃO

Ainda no final da semana passada, após comunicados do Parlamento europeu que exigiam a suspensão imediata das expulsões de ciganos, o ministro francês de Imigração deixou claro o país não deve mudar sua política.

“Está descartada [a hipótese] de que a França suspenda as reconduções aos países de origem, sejam romenos, búlgaros ou outros cidadãos”, afirmou Besson.

O Parlamento Europeu exigiu na quinta-feira (9) que o governo francês “suspenda imediatamente” a expulsão de ciganos e expressou oficialmente sua “profunda preocupação” com esta política.

Com 337 votos a favor, 245 contra e 51 abstenções, o Parlamento aprovou a resolução proposta por socialistas, liberais, verdes e comunistas que censuram a política de Sarkozy e critica a “tardia e limitada” reação da Comissão Europeia.

O Parlamento adverte que este tipo de política alimenta o racismo e as ações dos grupos de extrema direita.

Besson disse que, embora o Parlamento mereça respeito, excedeu suas prerrogativas e “nós não temos que nos submeter a este ditado político”. “Não vamos mudar nossa escolha”, disse.

Em paralelo, Lellouche denunciou “a enorme bolha de hipocrisia na França e nos seus parceiros europeus” ao culpar Paris “por um problema que não foi tratado por dez anos e sobre o qual fomos os primeiros a dizer: A Europa tem que se mover”.

Fonte: Folha

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Jessé Souza: “A verdadeira corrupção é a do mercado”

Em setembro, o sociólogo lança novo livro em que...

Por que todo homem negro deveria assistir ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’

O filme não explora apenas o que significa ser...

O menino do morro virou Deus

O laranja fluorescente de seu uniforme ganhava ainda mais...

Sobre o tsunami da intolerância

por Victor Sá no Brasil Post Querida pequenina, Tento te escrever há mais...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=