O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os países ocidentais de inflamar conflitos no continente africano sob o disfarce de manutenção de paz e de derrubarem unilateralmente governos eleitos, revelou, esta segunda-feira, o Herald, citado pelo News.
Falando durante a sua apresentação sessão plenária de paz e segurança, na Quinta Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento Africano (TICAD), em curso no Japão, Mugabe disse que o Ocidente não devia intrometer-se enviando forças de manutenção de paz para África, quando o continente tem as suas próprias estruturas para esse fim. O estadista do Zimbabwe disse que os estrangeiros têm intervindo em países em desenvolvimento fingindo ser forças de manutenção de paz, quando, na verdade, têm uma agenda neocolonial.
“Durante muitos anos, África tem meticulosamente construído a sua própria paz e arquitectura de segurança, com treinamento de alerta primário e de estruturas militares de prontidão, tanto a nível sub-regional e continental”, referiu Mugabe.
“Embora ainda sub-financiadas e sub-equipadas, estas estruturas têm servido bem ao continente, ajudando a reduzir as tensões e ajudando a conter conflitos em áreas onde infelizmente as hostilidades têm ocorrido”. Mugabe disse que, apesar da disponibilidade de estruturas de segurança e paz, África teve muitos conflitos alimentados pelos “valentões globais que, em seguida, manipulam todo o continente para servir interesses egoístas”.
Fonte: O País