sexta-feira, maio 27, 2022
InícioEm PautaDebate entre equipe de Harvard e time de presidiários tem resultado surpreendente

Debate entre equipe de Harvard e time de presidiários tem resultado surpreendente

Apenas alguns meses depois de ganhar o título nacional nos EUA, melhor equipe de debates de Harvard perde para um time de detentos de um presídio de segurança máxima em Nova York. Presidiários tinham que defender o direito de escolas públicas de recusarem alunos filhos de imigrantes sem documentação nos EUA — uma posição a qual se opunham

No Pragmatismo Politico 

O prestigiado time de debates da Universidade de Harvard, que ganhou no último mês o título nacional, perdeu para um grupo de detentos do presídio de segurança máxima de Nova York em um amistoso. O feito recebeu destaque nos principais veículos de comunicação do mundo, dentre os quais The Wall Street Journal, Huffington Post e The Guardian.

No debate realizado no último sábado (03/10), os presidiários tinham que defender uma posição da qual discordam: o direito de escolas públicas de recusarem alunos filhos de imigrantes sem documentação nos EUA.

Eles ofereceram argumentos que os universitários ainda não haviam considerado e foram escolhidos os vencedores por uma bancada de jurados que acompanhou as discussões.

Os detentos, que podem fazer cursos da Universidade Bard, formaram o grupo há apenas dois anos, mas já venceram a equipe da Academia Militar Americana de West Point e a da Universidade de Vermont.

“Dos estudantes dentro da prisão é cobrado o mesmo padrão, nível de rigor e expectativas que são cobrados dos estudantes no campus da Bard”, disse o diretor-executivo da iniciativa que oferece os cursos aos detentos, Max Kenner.

Aproximadamente 15% de todos os detentos homens do Eastern Correctional Facility estão inscritos em algum curso. Aqueles que se formam, quando deixam o presídio, levam seus estudos para serem continuados em outras universidades de ponta, como Yale e Columbia.

“Existem poucas equipes para as quais nós temos mais orgulho de termos perdido do que para a inteligente e articulada equipe que enfrentamos neste fim de semana”, escreveu o time de Harvard na sua página no Facebook.

Vídeo relacionado:

 

Artigos Relacionados
-+=