Escravidão pode custar R$ 6,2 bi à Igreja Anglicana

Enviado por / FonteDW

Grupo independente de supervisão considera insuficientes os 100 milhões de libras prometidos pela Church of England, a fim de compensar suas conexões históricas com a escravidão.

O órgão supervisor independente Oversight Group aconselha a Igreja Anglicana a decuplicar, para 1 bilhão de libras esterlinas (1,17 bilhão de euros, R$ 6,28 bilhões), o fundo criado para compensação de seus laços históricos com o comércio de escravos.

A Church of England é a matriz do anglicanismo global, totalizando cerca de 85 milhões de membros. Em janeiro de 2023, o órgão Church Commissioners, que administra suas reservas e ativos, anunciou que contribuiria com comunidades afetadas pela escravidão com 100 milhões de libras, distribuídos ao longo de nove anos.

O compromisso foi consequência de a instituição ter reconhecido que fora financiada com investimentos da South Sea Company, uma multinacional do século 18 envolvida no tráfico transatlântico de escravos.

Após abolir a escravatura em 1833, o Império Britânico concedeu aos proprietários de escravos das Índias Ocidentais uma indenização equivalente a 20 bilhões de libras esterlinas atuais. Em 2023, o reiCharles 3º, doReino Unido, anunciou que apoia a pesquisa das conexões históricas da monarquia britânica com a escravidão.

Igreja Anglicana: é preciso que outros também contribuam

Nesta segunda-feira (04/03), os especialistas do Oversight Group concluíram que a quantia era insuficiente para alcançar “justiça, reparação e cura verdadeiras”, e que seu cronograma também deveria ser acelerado. Foram sugeridos investimentos em negócios conduzidos por cidadãos negros e subvenções voltadas a problemas das comunidades impactadas pela escravidão.

Os Church Commissioners rebatem que a quantia já prometida é um “compromisso financeiro adequado” no momento, mas sinalizou sua “ambição” de ampliar o fundo no futuro. “Nossa esperança é que outros se unirão a nós, investindo juntamente conosco”, comentou Gareth Mostyn, diretor e secretário-chefe do órgão, e que assim o fundo de investimento “cresça a partir dos lucros”: “Esperamos que o fundo cresça para 1 bilhão [de libras esterlinas] e mais, criando um legado positivo duradouro.”

Segundo a bispa anglicana Rosemarie Mallett, da cidade de Croydon, no sul da Inglaterra, isso encorajaria outras instituições a se empenharem para reparar seus laços com a escravidão: “Reconhecemos que nossa responsabilidade, com que arcamos intencionalmente, é fazer o que possamos, e realmente esperamos que fazendo o que podemos outros nos verão como um exemplo.”

av (AFP,Reuters,AP)

+ sobre o tema

Netflix prepara nova série animada inspirada em clássicos da Motown

A Netflix anunciou uma nova série animada inspirada em...

Bicentenario de la Independencia de América: ¿cómo quedamos los afro?

Fonte: Lista Racial Por: Jesus Chucho García. Fundacion Afroamerica...

para lembrar

Jharrel Jerome vence Emmy de Melhor Ator por papel em “Olhos que Condenam”

Jerome vence Melhor Ator Principal em Série Limitada. Por Vinicius Voutsinas,...

O batidão chegando ao chão

Então, "o batidão foi descendo, descendo, até chegar,...

James Baldwin, o grande crítico do sonho americano

“Quando você estava começando como escritor, sendo negro, pobre...

Figurinista carioca faz sucesso em festival de ópera na Alemanha

Adriana Braga Peretzki é aquela típica carioca que não...
spot_imgspot_img

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...
-+=