EUA prometem incentivos em troca de pacificação do Sudão

Fonte: Folha de São Paulo –

Africa –

O governo dos EUA anunciou ontem que mudará sua política de isolamento ao governo do Sudão, oferecendo incentivos em troca de avanços na pacificação do país.

Em comunicado, o presidente Barack Obama pediu “urgência” para dar fim ao genocídio na região de Darfur e para que o Sudão não seja “abrigo de terroristas”. Mas, mesmo prometendo diálogo, disse que renovará nesta semana as sanções ao governo de Cartum.

Como pano de fundo há a divergência pública entre o enviado especial de Obama ao Sudão, Scott Gration, e a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice. Ele prega tolerância ao ditador sudanês, Omar al Bashir- listado como “patrocinador de terrorismo” pelos EUA-, por considerá-lo chave para resolver o impasse em Darfur. Rice resiste a isso.

Em março, Bashir recebeu ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra e contra a humanidade, entre outros. Estima-se que o conflito em Darfur, que opõe rebeldes a milícias pró-governo, tenha deixado 300 mil mortos e 2 milhões de refugiados.

Segundo a nova política, os EUA não falarão diretamente com Bashir, mas sim com membros de seu governo, para implementar um plano de paz de 2005. “Se houver avanços, haverá incentivos [não especificados]. Caso contrário, aumentará a pressão [ao Sudão]”, disse a chanceler Hillary Clinton.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento não apenas produz desigualdades sociais e raciais — ele depende delas para funcionar. A injustiça...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...