Exame do IC indica que jovem negro não atirou em policiais

Ela afirmou que seu filho “não tinha passagem pela Polícia, não andava com más companhias, que era trabalhador” e que a versão de que estavaconduzindo um carro roubado e que teria resistido a tiros “é uma montagem para encobrir as circunstâncias suspeitas da sua morte”.


S. Paulo – O Exame Residuográfico realizado pelo Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Núcleo de Química do Instituto de Criminalística de S. Paulo nas duas mãos do ajudante de pedreiro Cristiano da Silva (o primeiro na foto), o jovem negro de 20 anos morto a tiros por policiais militares na madrugada de 16 de maio na Estrada Santa Inês, Vila Nova Cachoeirinha, deu negativo, indicando que o mesmo não atirou conforme a versão apresentada pela Polícia.

 

O laudo, assinado pela perita criminal Cristina Pumeda Crespo, declara não existirem “partículas de chumbo na amostra suspeita analisada”. “Neste caso, a conclusão sobre o fato, em princípio é a de que não houve disparo de arma de fogo”, afirma o laudo.

 

No Boletim de Ocorrência 4815/2010 – transformado no Inquérito Policial 310/2010, instaurado no 13º DP da Casa Verde e enviado ao Fórum de Santana na última quinta-feira (08/07) – a morte do ajudante de pedreiro consta como resistência seguida de morte. O inquérito é presidido pelo delegado Evandro Hilton Leal, do 38º DP, que já ouviu a mãe do rapaz, a diarista Maria Cristina da Silva.

 

Ela afirmou que seu filho “não tinha passagem pela Polícia, não andava com más companhias, que era trabalhador” e que a versão de que estava conduzindo um carro roubado e que teria resistido a tiros “é uma montagem para encobrir as circunstâncias suspeitas da sua morte”.

 

Cristiano, que não sabia atirar e não tinha arma, teria sido surpreendido na condução de um veículo roubado e, ao ser abordado, teria reagido atirando com a mão direita recebendo dois dos quatro tiros disparados pelos PMs Diego Leonardo Silveira e Fábio Roberto Juvenal dos Santos, os dois ocupantes da viatura M-47316. Cristiano, que não tinha arma, nem habilitação, embora soubesse dirigir, era canhoto, segundo a mãe.

 

Também no inquérito figura como vítima, o proprietário do Fox roubado na noite de sábado, dia 15/07, no Mandaqui e em cuja direção estaria o ajudante de pedreiro. O Boletim de Ocorrência registra que o proprietário – José Luiz Sales – não reconheceu o rapaz “como um dos meliantes que perpetraram a aludida ação delituosa”.

 

Posteriormente, o mesmo Sales diria em outro depoimento que não poderia afirmar com 100% de certeza de que não se tratasse de um dos autores do assalto, embora no horário em que o roubo ocorreu, Cristiano – conforme afirmam sua mãe e várias testemunhas – estivesse em casa, de onde só sairia após as 22h.

 

A morte de mais um jovem negro em circunstâncias suspeitas, denunciada por Afropress, foi objeto de ampla reportagem de cerca de 4 minutos veiculada pelo Jornal da Record, na edição desta segunda-feira, dia 12/07.

 

A reportagem ouviu a mãe do rapaz e o advogado Dojival Vieira, que acompanha o caso, designado pelo Conselho De Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – Condepe.

 

Inquéritos

O caso está sendo investigado em dois Inquéritos – um civil e um militar, este último conduzido pela tenente Camila Cristina Brancalhão do 47º BPM.

 

No inquérito civil, enviado ao Fórum de Santana com pedido de prazo pelo delegado que o preside, consta entre os documentos um conjunto de seis fotografias.

 

As fotos, supostamente tiradas pelo delegado Carlos Arezio Biondi, do 13º DP, que atendeu a ocorrência, mostram o carro roubado, com placas adulteradas, duas cápsulas de bala; em outras duas o ajudante de pedreiro é mostrado já morto numa maca e outra a área do corpo onde foi atingido.

 

Há ainda uma foto do braço da vítima tatuado com o nome “Sueli” – o nome da sua penúltima namorada.

 

Embora sem valor de prova, uma vez que o Exame da Perícia Técnica ainda não foi juntado, as fotos induzem a confirmação da versão da PM, ou seja: de que a morte teria se dado em função da resistência, embora nenhuma delas mostre o rapaz no local onde o carro foi encontrado, muito menos portando a arma, da qual teria atirado.

 

Exame Residuográfico

No laudo do Exame Residuográfico, a perita que o assina, mesmo afirmando como primeira hipótese o resultado negativo, ou seja não houve disparo, adianta uma segunda hipótese: “Da existência de partículas de chumbo na amostra suspeita analisada, porém, em concentração abaixo do limite de detectabilidade inerente a sensibilidade do reagente químico utilizado”.

“Neste caso, a conclusão sobre o fato fica condicionada a apreciação de outras evidências, não se podendo descartar, de plano, a possibilidade de que o individuo (suspeito, indicado ou vítima), tenha efetuado disparo de arma de fogo (ou similar). O laudo também é assinado pela perita criminal Danya Moyses Fialho e tem a data de 27 de maio.

Tiros

Na perícia que analisou as armas, a perita Sonia Sanjar, também do Instituto de Criminalística, em resposta à pergunta sobre se a as armas apresentavam vestígios produzidos por disparo recente, responde. “A pesquisa de resíduos de pólvora combusta ficou prejudicada e isto em face ao lapso de tempo ocorrido entre a época da ocorrência e a do exame laboratorial bem como devido a pouco estabilidade dos produtos oriundos da combustão. O laudo também deu negativo para as armas dos policiais, que é assinado pelas peritas Telma de Carvalho Penazzi e Eliane Baruch.

 

O laudo do Exame Residuográfico, acrescenta que esse tipo de exame “por si só, não pode ser considerado como prova técnica contundente, única e definitiva para se estabelecer a correlação existente entre o vestígio detectado ou não e o fato questionado. “Pode apenas servir como referência uma orientação técnica que sonda a outras exames periciais de evidência material (por exemplo do local, balística, etc) e ou de provas circunstancias ou testemunhas, avalia na convicção o caso requer”.

 

 

 

Fonte: Afropress

+ sobre o tema

Epidemia de execuções: PM catarinense mata 85% a mais no isolamento social

Guilherme da Silva dos Santos, 21 anos, Matheus Cauling...

Ato no Grajaú, em São Paulo, relembra jovens mortos pela polícia

Principal homenageado do evento, Dudinha foi assassinado por policiais...

As consequências reais do racismo virtual

ONG "Criola" lança campanha para combater o racismo praticado...

“Por que o senhor atirou em mim?”: a voz dos jovens inocentes mortos pela PM

As últimas palavras de jovens negros mortos pela Polícia...

para lembrar

Cereales y racismo

Su expresión casi adulta de seriedad, con el...

Descolonização e racismo à portuguesa

O que Marcelo Rebelo de Sousa fez foi manifestar...

Adoção do macaco como símbolo de ação social do Inter gera polêmica

Fonte: Clique Esporte - Alguns torcedores reclamam da origem racista...

São Vicente adere ao Juventude Viva

  Parceria com o governo federal foi formalizada...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=