Exposição “Carolina em Nós” homenageia escritora no Museu Afro Brasil

Neste sábado, 3 de outubro, será inaugurada no Museu Afro Brasil, em São Paulo, a exposição “Carolina em Nós”, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

Por Nós, mulheres da periferia

Idealizada pelo grupo Ilú Obá de Min, com patrocínio da Caixa Econômica, a exposição vai contextualizar a vida e obra de Carolina por meio de painéis, fotos e cenários na parte externa do museu, na lateral do prédio, localizado no Parque do Ibirapuera.

“Essa exposição é uma extensão do trabalho que começamos no carnaval desse ano, quando o grupo Ilú Obá de Min teve Carolina Maria de Jesus como tema do bloco que todos os anos desfila pelas ruas de São Paulo com cerca de 250 ritmistas, todas participantes das oficinas de percussão afro brasileiras”, explica a produtora Ester Dias.

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma escritora, poetisa e sambista, internacionalmente conhecida, sobretudo pelo livro “Quarto de Despejo”, em que relata com poesia sua experiência como moradora da Favela do Canindé, zona norte de São Paulo.

“Nossa intenção é reconhecer e dar a devida importância à figura de Carolina como escritora, não apenas por ela ser negra e catadora de material reciclável, mas por sua preciosa contribuição para a literatura brasileira”, destaca a produtora Tâmara David.

Como Carolina Maria era catadora de papel, a mostra trará, ainda, informações sobre reciclagem e estão previstas na programação oficinas de confecção de cadernos a partir de material de reuso.  Uma conversa entre Vera Eunice, filha de Carolina, e Audálio Dantas, o jornalista que revelou a escritora, também está na programação, ainda sem data.

Na abertura da exposição, no sábado, às 15h, haverá apresentação e cortejo do bloco Ilú Obá de Min. A exposição fica no Museu Afro Brasil até 31 de janeiro de 2016.

EXPOSIÇÃO “Carolina em Nós”

Abertura: 03/10 às 14h – Show com Ilú Obá de Min. Até 31/01/2016.

Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10.

+ sobre o tema

General D: Uma história nunca contada

Por: Vítor Belanciano   Foi o "pai" da...

Room by the Sea, por Adriana Graciano

Por Adriana Graciano Para Adriana Dias, em gratidão pelo empréstimo...

para lembrar

Amazonas de Daomé: As mulheres mais temidas do mundo

Bravas guerreiras da África Ocidental repeliram com sucesso invasores...

Fátima Oliveira, uma nova estrela no Orun

É com grande pesar que informamos o falecimento de...

Beyoncé vira sócia de serviço de entrega de comida vegana

São Paulo – Muita gente quer copiar a dieta...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...
-+=