Fórum Étnico-Racial discute ações para Dia da Consciência Negra

Fonte: Agora MS –

 

Instituições governamentais e não-governamentais participam amanhã (23), às 8h30, de uma reunião ordinária na Secretaria de Estado de Educação (SED), no Parque dos Poderes, na Capital, para discutir e preparar as ações que serão realizadas no Mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, no Brasil.

 

Na reunião também acontecerá apresentação da capacitação de representantes de Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnico-Racial da Região Centro Oeste, e outros assuntos.

 

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

 

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 (314 anos de resistência e luta).

 

Segundo os pesquisadores o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

 

Algumas entidades como o Movimento Negro organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. O dia é celebrado desde a década de 1960.

 

KIZOMBA

 

O Instituto da Mulher Negra do Pantanal (Imnegra), de Corumbá (MS), vai realizar no próximo dia 31, às 8 horas, na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá, a abertura do III Kizomba, Encontro das Comunidades Quilombolas e Urbanas do Mato Grosso do Sul. O evento será realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2009, nas cidades de Corumbá e Ladário.

 

Participam da abertura III Kizomba: autoridades da região; militantes do Movimento Negro do Estado; representantes das comunidades quilombolas e da comunidade Boliviana.

 

Durante o evento haverá palestras, oficinas, apresentações culturais e artesanato acontecendo nas cidades de Corumbá e Ladário.

De acordo com os organizadores do evento, Kizomba é a festa e resistência cultural de um povo, a festa do negro, do pobre e do índio, exaltação da vida e da liberdade.

 

Kizomba também significa festa de quem resistiu bravamente à escravidão e hoje luta contra o racismo, a discriminação, pela maior participação e desenvolvimento dos afro-descendentes.

Mais informações sobre a realização da III Kizomba com o Imnegra no fone: (67) 9946-3665 ou 8141-5408.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Como não zerar na redação do Enem

Levei um susto com a notícia de que, no...

MEC edita dois livros sobre questões étnico-raciais

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de...

Vereador denuncia Colégio Anchieta ao MP por “racismo”

O vereador entrou com uma representação no Ministério Público...

Educação à distância é a aposta do mercado

Alternativa para quem busca qualificação e dispõe de pouco...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=