Governo de SP lança projeto para alfabetizar jovens e adultos

Programa começa em agosto com a ajuda de parceiros

Fonte: Folha São Paulo 

O governo estadual inicia em agosto deste ano o programa Alfabetiza São Paulo, voltado para a alfabetização de jovens acima de 15 anos e adultos.

O curso será equivalente aos primeiros quatro anos do ensino fundamental -da primeira à quarta séries. Apesar da existência de outros programas semelhantes no Estado, São Paulo é hoje o segundo no país com maior número de analfabetos.
Para o secretário Paulo Renato Souza (educação), a segunda posição na lista se deve à concentração de 23% da população nacional em São Paulo.

“O Brasil tem 9,9% de analfabetos; nós temos 4,6% em relação ao total da população”, diz.

A secretaria da Educação ainda não sabe estimar quantos pessoas serão atendidas pelo projeto, que será executado em parceria com ONGs, universidades e profissionais do Programa Escola da Família.

O governo repassará a verba para as ONGs comprarem o material didático, e as organizações não governamentais ficarão responsáveis pelo recrutamento dos voluntários e pela cessão do espaço. Já no caso das universidades e dos integrantes do Programa Escola da Família, a secretaria fornece o material didático aos parceiros.

Questionada pela Folha por que as ONGs receberão o dinheiro e não os livros, a secretaria alegou que no contrato com as organizações ficou estipulado que, como elas já recebiam verba para infraestrutura e ajuda de custo para professores, irão receber dinheiro também para a compra dos livros usados no programa.

Não há um tempo predeterminado para os estudantes concluírem o curso, que será ministrado aos finais de semana. Os alunos serão divididos em turmas de acordo com o seu nível e a sua disponibilidade para os estudos.

Ao término do curso, o aluno poderá realizar um teste de escolaridade em qualquer unidade da rede. Se for aprovado e tiver interesse, o candidato poderá cursar a quinta série do ensino fundamental.

 

 

+ sobre o tema

Universidades federais oferecem curso sobre relações étnico-raciais

Destinado a profissionais da educação básica, o curso de...

Enem 2024: Inep divulga resultado; confira

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado...

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação...

para lembrar

Racismo em prova da Seduc vai parar no Ministério Público

Duas tirinhas. Uma criança é informada que durante o...

Fuvest divulga lista de livros obrigatórios para 2017, 2018 e 2019

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) que seleciona...

Quase 70 travestis e transexuais pediram nome social no Enem

Pela primeira vez, travestis e transexuais podem usar o...
spot_imgspot_img

O que você precisa saber sobre o Sisu 2025, que abre inscrições nesta sexta (17)

Começa nesta sexta-feira (17) o período de inscrições para o Sisu 2025 (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de...

Universidades federais oferecem curso sobre relações étnico-raciais

Destinado a profissionais da educação básica, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação...

Enem 2024: Inep divulga resultado; confira

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta segunda-feira (13) de manhã. Os estudantes podem conferir o desempenho nas provas de linguagens,...
-+=