Heloisa Helena propõe Audiência Pública para Balanço das Ações do Plano Juventude Viva e discussão sobre o trabalho infantil.

 

Em sessão extraordinária proposta pela vereadora Heloisa Helena, o parlamento municipal e diversas instituições, dentre elas o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, AL discutiram assuntos voltados à temática de combate à exploração do trabalho infantil. A audiência pública ocorreu dia 14 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores de Maceió,AL.

Segundo o presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano, em 2011, 93,7% do universo de crianças e adolescentes ocupados no trabalho infantil doméstico são meninas e 67% são negros, portanto, as crianças exploradas no mercado de trabalho no Brasil tem gênero e cor.

Dentre os temas suscitados, a ação do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude, o Juventude Viva despertou inúmeros questionamentos e durante a sessão a vereadora Heloisa Helena anunciou seu intuito de realizar , em data próxima, Audiência Pública visando realizar um balanço das ações, investimentos e projetos desenvolvidos no contexto do Programa Juventude Viva, Maceió, como também estabelecer a discussão ampla com a sociedade civil.

Sobre o do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude.

O Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude tem como público-alvo jovens negros entre 15 e 29 anos e foi elaborado com a parceria dos ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte. Reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens brasileiros, criando oportunidades que assegurem sua inclusão social e autônoma, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.

O Plano é composto por quatro eixos: desconstrução da cultura da violência; inclusão, emancipação e garantia de direitos; transformação de territórios; aperfeiçoamento institucional.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no país vitimam pessoas jovens. Destas, mais de 75% são negras. Além disso, enquanto as mortes de jovens brancos caíram de 9.248, em 2000, para 7.065, em 2010, a morte de jovens negros cresceu de 14.055 para 19.255 no mesmo período.

A capital alagoana foi escolhida para implementação inicial do Plano pela posição que a cidade ocupa (2ª) entre as 132 que concentram mais de 70% dos homicídios dos jovens, predominantemente pretos.

Além da capital alagoana, foram escolhidas as cidades de Marechal Deodoro, União dos Palmares e Arapiraca.

No programa serão investidos cerca de R$ 70 milhões em recursos novos, distribuídos em mais de 30 iniciativas que integram 25 programas federais.

Por Arísia Barros

+ sobre o tema

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é...

Macaé Evaristo manifesta preocupação com exposição excessiva às bets

Recém-empossada no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania,...

Liderança deve ir além das desgastadas divisões da esquerda e da direita

Muitos líderes preferem o caminho da enganação ao árduo...

Desigualdade salarial: mulheres ganham 11% a menos no DF, mesmo com lei de equidade em vigor

A desigualdade salarial entre homens e mulheres no Distrito...

para lembrar

Fome aumenta pela primeira vez em quase 15 anos

Os conflitos e impactos climáticos revertem os tímidos recuos...

Número de pessoas em situação de pobreza no Brasil bate recorde, mostra pesquisa

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou o maior...

Ao Presidente Lula da Silva. Por Eugênio Aragão

Lula, sem queremos incorrer na rasa pieguice, precisamos dizê-lo...

Com menos armas, Brasil tem três vezes mais mortes a tiro que os EUA

Por: Maurício Moraes Apesar do número bem inferior de armas...

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão em grupos considerados mais vulneráveis e deveriam ter o direito...

Nordeste e Norte elegeram mais prefeitas mulheres nos últimos 20 anos

Mossoró, município de 265 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, teve prefeitas por cinco vezes desde 2000, a maior marca brasileira entre cidades...

Candidatos ignoram combate ao racismo em debates em SP, 2ª capital mais desigual do país

As políticas de combate ao racismo foram praticamente ignoradas até agora nos debates dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Os encontros ficaram marcados por trocas de acusações,...
-+=