Inscrição para o Vestibular das Fatecs começm hoje

Serão 10.860 vagas, distribuídas entre as 51 unidades. Candidatos podem se inscrever até dia 8 de junho

 

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2011 estarão abertas a partir de hoje (2), até o dia 8 de junho. O exame será no dia 3 de julho.

 

Serão 10.860 vagas – distribuídas entre as 51 Fatecs que oferecem 60 cursos de graduação tecnológica gratuitos -, representando um crescimento de 830 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.030).

 

No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade.

 

Novidades

 

* Duas Fatecs, a do Tatuapé, na Capital, e a de Taubaté, passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 160 e 80 vagas, respectivamente.

 

* Do total de 60 cursos de graduação tecnológica que serão oferecidos, quatro são inéditos: Automação Aeronáutica e Estruturas Leves, Fatec de São José dos Campos, ambos no período noturno, com 40 vagas cada; e Construção de Edifícios (tarde e noite) e Controle de Obras (manhã e noite), na Fatec Tatuapé, cada turma com 40 vagas.

 

* Seis Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:

 

Fatec Ipiranga – Eventos (40 vagas de manhã); Fatec Araçatuba -Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã); Fatec Osasco – Gestão Financeira (80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite); Fatec São José do Rio Preto – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, à tarde); Fatec São José dos Campos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, de manhã) e Fatec Sertãozinho – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã);

 

* Duas Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes:

 

Fatec Catanduva – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã) e Fatec Tatuí – Manutenção Industrial (40 vagas à noite).

 

Inscrições

 

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

 

Desta segunda-feira, 2, até 8 de junho, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

 

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível para download gratuito no site www.vestibularfatec.com.br.

 

Inclusão Social

 

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

 

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

 

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

 

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

 

O Centro Paula Souza mantém 51 Fatecs em 47 municípios no Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Carapicuíba, Catanduva, Cruzeiro, Franca, Garça, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itu, Jaboticabal, Jales, Jaú, Jundiaí, Lins, Marília, Mauá, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Ourinhos, Pindamonhangaba, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuí e Taubaté.

Fonte: Jornal O Serrano

+ sobre o tema

Explicando o uso do termo ‘bastante’ e do verbo ‘haver’ no sentido de ‘existir’

Professora de português do Colégio GGE, Ana Queiroz, exemplifica...

Estudo analisa mulheres e negras na educação brasileira

Um projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 trouxe para...

MEC anuncia resultado do Prouni, mas candidatos não conseguem consultá-lo

Resultado da primeira chamada é publicado na manhã desta...

Covardia racista sem limites: A dor da professora Camila frente à barbárie escrita no banheiro

Nessa segunda-feira (06/03), estava tudo organizado, para ser uma...

para lembrar

Ato de lesa-pátria

O governo Temer anunciou a suspensão do Programa Nacional...

A professora que ensina o que é inspiração

Gina Vieira Ponte nasceu em uma família de seis...

Chamada para o Edital Juventude Negra – Macaé Evaristo

Macaé Evaristo, secretária de educação de Minas Gerais, faz...

“Os pais têm medo dos filhos, de dizer não”

Pediatra fala sobre os principais pecados cometidos contra a...
spot_imgspot_img

Ser menina na escola: estamos atentos às violências de gênero?

Apesar de toda a luta feminista, leis de proteção às mulheres, divulgação de livros, sites, materiais sobre a valorização do feminino, ainda há muito...

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula...
-+=