Inscrição para o Vestibular das Fatecs começm hoje

Serão 10.860 vagas, distribuídas entre as 51 unidades. Candidatos podem se inscrever até dia 8 de junho

 

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2011 estarão abertas a partir de hoje (2), até o dia 8 de junho. O exame será no dia 3 de julho.

 

Serão 10.860 vagas – distribuídas entre as 51 Fatecs que oferecem 60 cursos de graduação tecnológica gratuitos -, representando um crescimento de 830 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (10.030).

 

No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade.

 

Novidades

 

* Duas Fatecs, a do Tatuapé, na Capital, e a de Taubaté, passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 160 e 80 vagas, respectivamente.

 

* Do total de 60 cursos de graduação tecnológica que serão oferecidos, quatro são inéditos: Automação Aeronáutica e Estruturas Leves, Fatec de São José dos Campos, ambos no período noturno, com 40 vagas cada; e Construção de Edifícios (tarde e noite) e Controle de Obras (manhã e noite), na Fatec Tatuapé, cada turma com 40 vagas.

 

* Seis Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:

 

Fatec Ipiranga – Eventos (40 vagas de manhã); Fatec Araçatuba -Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã); Fatec Osasco – Gestão Financeira (80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite); Fatec São José do Rio Preto – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, à tarde); Fatec São José dos Campos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, de manhã) e Fatec Sertãozinho – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã);

 

* Duas Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes:

 

Fatec Catanduva – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã) e Fatec Tatuí – Manutenção Industrial (40 vagas à noite).

 

Inscrições

 

Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato dever ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

 

Desta segunda-feira, 2, até 8 de junho, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

 

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível para download gratuito no site www.vestibularfatec.com.br.

 

Inclusão Social

 

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

 

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

 

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

 

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

 

O Centro Paula Souza mantém 51 Fatecs em 47 municípios no Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Carapicuíba, Catanduva, Cruzeiro, Franca, Garça, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itu, Jaboticabal, Jales, Jaú, Jundiaí, Lins, Marília, Mauá, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Ourinhos, Pindamonhangaba, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba, Taquaritinga, Tatuí e Taubaté.

Fonte: Jornal O Serrano

+ sobre o tema

Segundo pesquisador, muitos pontos sobre sexualidade estão ausentes do Plano Nacional de Educação

"O Plano Nacional de Educação deixou de lado questões...

Racismo na Escola – Secretário Adriano Soares, ao omitir-se, o estado cala e consente

por Arísia Barros Faz muito tempo que o racismo...

Número de inscritos no Sisu já supera o do ano passado

Até o meio-dia de terça-feira (9), o Sistema de...

Ministério da Justiça: Campanha alerta pais sobre importância da classificação indicativa

Pais e educadores, atenção para esta campanha iniciada hoje...

para lembrar

MEC abre inscrições para curso de formação de gestores

  MEC - estão abertas, até 13 de março, as...

Escola expulsa 11 alunos que agrediram colegas e combinaram bullying pela internet

Expulsos são de Votorantim, no interior de São Paulo,...

É impossível eliminar o bullying

Por Luciana Alvarez 'É impossível eliminar o bullying', diz psicóloga Educar...

Luiz Fux afirma que trabalha em solução para garantir poderes ao CNJ

O ministro Luiz Fux, responsável por trazer ao plenário...
spot_imgspot_img

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira 21, de audiência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, da qual...

Unilab, universidade pública mais preta do Brasil, pede ajuda e atenção

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surgiu com a proposta de fazer a integração de alunos de países africanos de língua...

Cotas, sozinhas, não acabam com a desigualdade

Há uma demanda crescente para que as universidades de alto prestígio (ou de elite) aumentem a diversidade étnico-racial e socioeconômica de seus alunos. Nessa...
-+=