Justiça muda atestado de óbito de Herzog, e lesões e maus-tratos passam a ser a causa da morte

Jornalista era considerado um suicida pela versão da ditadura brasileira

O Tribunal de Justiça de São Paulo retificou o atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog, morto na época da Ditadura no Brasil. Agora, ao invés de a causa morte constar como suicídio, passa a ser “morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (Doi-Codi)”.

O jornalista foi capturado, torturado e morto nas dependências da polícia política do País em outubro de 1975, em São Paulo. A decisão atende a um pedido feito pela Comissão nacional da Verdade, representado pelo ministro Gilson Dipp, a pedido da viúva de Herzog, Clarice. A comissão tem a função de esclarecer violações aos direitos humanos cometidas na époda ca ditadura.

A decisão, de responsabilidade do juiz Márcio Martins Bonilha Filho, ressalta que o pedido da comissão conta com base legal para ser cumprido. No momento, destacou-se que o laudo possuía inconsistências, o que motivou a retificação.

Perseguição e morte

Herzog era jornalista, e foi convocado pelo Exército a prestar depoimento sobre suposta ligação com o partido comunista. Ao comparecer, houve a tortura e a consequente morte de Vladimir.

O laudo da morte de Herzog foi assinado pelo médico Harry Shibata, que declarou a causa da morte como suicídio, sem ter visto ou feito análise no corpo do jornalista.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Concursos abertos oferecem mais de 23 mil vagas – Parte 2

ÓrgãoUFVagasSal. máx.Inscrições Polícia...

Conferência reivindica políticas de comunicação em prol da igualdade racial

Fonte: Observatório do Direito da Comunicação -  ...

para lembrar

Câncer do colo do útero acomete mais mulheres negras, revela estudo

Mulheres negras, mulheres com baixa escolaridade e mulheres da...

Meninos do Rio: Jovens, violência armada e polícia nas favelas cariocas

      Encontro com jovens que participaram da pesquisa Meninos do...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=