Justiça Restaurativa será implantada no Sistema Prisional de Rondônia

Enviado por / FonteTribuna Popular

Unidades do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) estabeleceram uma parceria para a implementação de práticas de Justiça Restaurativa no sistema prisional do estado. Uma reunião de trabalho tratou da sistematização dessas iniciativas no último dia 1º de março, no Fórum Geral, em Porto Velho, e contou com a presença da juíza coordenadora da Coordenadoria do Programa Estadual de Justiça Restaurativa (CPJR), Kerley Alcântara, do juiz titular da Vara de Execuções e Contravenções Penais (VEP), Bruno Darwich, que também é o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), e das equipes técnicas das unidades, composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. As iniciativas discutidas durante a reunião serão articuladas entre as unidades do TJRO.

No ano de 2023, a Coordenadoria, em colaboração com a VEP, realizou uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Justiça, buscando estabelecer uma cooperação interinstitucional direcionada à inserção da Justiça Restaurativa no sistema prisional. O foco será no Centro de Reabilitação Sueli Carneiro (feminino) e na Penitenciária de Médio Porte (masculino).

As práticas restaurativas a serem desenvolvidas nas unidades têm uma abordagem preventiva, utilizando a metodologia dos Círculos de Construções de Paz na unidade feminina, enquanto na penitenciária masculina a proposta envolve a adoção da mesma metodologia, porém com um viés restaurativo. Isso significa que o foco será na resolução de conflitos, envolvendo tanto as pessoas privadas de liberdade, quanto os(as) servidores(as) da instituição.

De forma geral, os projetos visam contribuir para que as experiências vivenciadas no cárcere proporcionem mudanças efetivas de comportamento. Eles oferecem uma oportunidade de reflexão sobre condutas prejudiciais, além da aquisição de novas habilidades para administrar situações conflitivas. Ainda em andamento, os projetos incluem a sensibilização e formação de servidores da Sejus, com conclusão estimada para o ano de 2025.

(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)

+ sobre o tema

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram...

Pepe Mujica e o compromisso radical com a democracia 

A morte de Pepe Mujica marca um ciclo raro...

Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking global do Índice...

para lembrar

PNDH3: STM: GENERAL MANTÉM DECLARAÇÃO SOBRE HOMOSSEXUAIS NO EXÉRCITO

Raymundo Nonato de Cerqueira Filho enviou ontem carta ao...

Abertas inscrições para Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Comunicação...

Candidatos Negros: Deputados Federais Eleitos na Bahia 2010

LUIZ ALBERTO - 63.686 votos ...

Mauro Santayana: O trabalho e os pobres que fazem a História

Mauro Santayana Até recentemente os historiadores desdenhavam os pobres....

Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial

Sorria! Seu rosto está sendo não só filmado, mas também classificado, comparado e identificado, principalmente por órgãos públicos de segurança. Na maioria das vezes sem seu conhecimento....

Desigualdade climática: estudo aponta que população mais pobre sofre consequências maiores por causa do calor

ASSISTA A REPORTAGEM A desigualdade social dificulta o acesso das pessoas à direitos básicos e, além disso, também afeta diretamente a maneira que cada grupo...

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional de Titulação Quilombola foi bem recebido por representantes dessas comunidades. Elas, no entanto, alertam para a necessidade...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.