Justiça Restaurativa será implantada no Sistema Prisional de Rondônia

Enviado por / FonteTribuna Popular

Unidades do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) estabeleceram uma parceria para a implementação de práticas de Justiça Restaurativa no sistema prisional do estado. Uma reunião de trabalho tratou da sistematização dessas iniciativas no último dia 1º de março, no Fórum Geral, em Porto Velho, e contou com a presença da juíza coordenadora da Coordenadoria do Programa Estadual de Justiça Restaurativa (CPJR), Kerley Alcântara, do juiz titular da Vara de Execuções e Contravenções Penais (VEP), Bruno Darwich, que também é o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), e das equipes técnicas das unidades, composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. As iniciativas discutidas durante a reunião serão articuladas entre as unidades do TJRO.

No ano de 2023, a Coordenadoria, em colaboração com a VEP, realizou uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Justiça, buscando estabelecer uma cooperação interinstitucional direcionada à inserção da Justiça Restaurativa no sistema prisional. O foco será no Centro de Reabilitação Sueli Carneiro (feminino) e na Penitenciária de Médio Porte (masculino).

As práticas restaurativas a serem desenvolvidas nas unidades têm uma abordagem preventiva, utilizando a metodologia dos Círculos de Construções de Paz na unidade feminina, enquanto na penitenciária masculina a proposta envolve a adoção da mesma metodologia, porém com um viés restaurativo. Isso significa que o foco será na resolução de conflitos, envolvendo tanto as pessoas privadas de liberdade, quanto os(as) servidores(as) da instituição.

De forma geral, os projetos visam contribuir para que as experiências vivenciadas no cárcere proporcionem mudanças efetivas de comportamento. Eles oferecem uma oportunidade de reflexão sobre condutas prejudiciais, além da aquisição de novas habilidades para administrar situações conflitivas. Ainda em andamento, os projetos incluem a sensibilização e formação de servidores da Sejus, com conclusão estimada para o ano de 2025.

(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Morre Danilo Santos de Miranda, sociólogo e ex-seminarista, aos 80 anos

Morreu, neste domingo (29/10), o sociólogo, filósofo e ex-seminarista...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

Bresser Pereira lamenta: o Brasil enlouqueceu

Fundador do PSDB, economista e ex-ministro dos governos Sarney...

para lembrar

OEA cobra Brasil por problemas no sistema prisional e socioeducativo em decisão inédita

Corte Interamericana de Direitos Humanos exige resposta a 52...

Por que mulheres mães e pobres são mantidas presas?

A justiça colocou Adriana Ancelmo em prisão domiciliar, o...

Pelo fim do sistema criminal: entenda o que defendem os abolicionistas penais

O Brasil é o terceiro país com maior população...

“Apavorado”: com o risco da Covid, presos enviam cartas de amor e despedida

"Estou apavorado com o que pode vir. Eu quero que você saiba que você foi a melhor mulher do mundo. Em tão pouco tempo...

Pelo fim do sistema criminal: entenda o que defendem os abolicionistas penais

O Brasil é o terceiro país com maior população carcerária no mundo. Segundo os últimos dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais...

Instituto Raízes de Áfricas e SERIS realizam Conferência Livre da Saúde das Mulheres Encarceradas e de Promoção da Igualdade Racial.

Na quarta-feira (21), a partir das 9 horas as  mulheres encarceradas do Presídio Santa Luzia  participam da Conferência Livre de Saúde da Mulher Encarcerada,...
-+=