Lauryn Hill e a entrevista para a Rede Globo

A cantora americana Lauryn Hill chega nos próximos dias para algumas apresentações. Dois dias atrás Ancelmo Góis, do jornal O Globo, noticiou que a bela cantora, para conceder entrevista à Rede Globo de televisão, solicitou que seu entrevistador fosse negro. Ao que a emissora, no melhor estilo Ali Kamel de ser, respondeu que contrata por critérios de competência, tal e tal e que não tolera práticas racistas.

Anthony Barboza/Getty Images

Muito bom, muito interessante. É sempre assim e assim fica. É a famosa situação cômoda onde quem está em situação de poder e de comando não se questiona em momento algum do porquê de não haver pessoas negras e de outras origens em determinados espaços.

Agora, sob o argumento de que somos todos miscinegados (miscigenação esta imposta pelo estrupro sistemático de milhares de mulheres negras no passado), a moda agora virou dizer que são os negros brasileiros que estão querendo trazer o ódio e a divisão por raças para o país.

Ora, minha gente, saiamos às ruas. Olhemos quem são os homens que recapeiam asfaltos, quem são os burrinhos-sem-rabo dos grandes centros, as empregadas domésticas e auxiliares de enfermagens. Entremos nos shoppings e vejamos que sãos os atendentes, os garçons nos bares mais chiques; nas posições de mando; na grande imprensa…

Nós sabemos muito bem o que está acontecendo e a isso se dá o nome de reação. Pela primeira vez os negros brasileiros começam a pleitear, sem xororô, sem cabeça baixa, um espaço que é seu. E quem está ocupando esse espaço não vai querer cedê-lo sem discussão. Este é o cerne do problema. O resto é balela e blábláblá.

Quando Lauryn Hill pede um jornalista negro para entrevistá-la ela, sem querer e sem saber, reforça a pergunta do cartunista Maurício Pestana que no portal de jornalismo “Comunique-se” lança: “onde estão os negros em sua redação?”. E todos os que o respondem vão dizer o mesmo que diz a Globo, que diz o Kamel, que dizem todos os brancos. Ou seja, os negros não estão nesses espaços porque não se formaram para tal.

Ora, ora, ora, somente se você for negro é que você entenderá como funciona a linha quase invisível que gera separações entre negros e brancos neste país. Somente sendo negro para sentir o que é uma bolsa ser apertada ao seu lado, o que é um motorista de taxi ignorá-lo, o que é a curiosidade das pessoas em um avião para saber o que voce faz da vida…

São sutis as relações raciais no Brasil, mas não pensemos que elas não estão aí. Estão sim. E prova disso é esse debate que estamos tendo agora. Pois o grande problema do país sempre foi jogar para escanteio seus problemas, ao invés de assumi-los, discuti-los e resolvê-los.

+ sobre o tema

O arrastão de racismo no jornalismo online de A Gazeta

Nenhuma loja depredada no Shoping Vitória. Nenhum registro...

Quatro policiais são indiciados por agressão a homem negro na França

Quatro policiais foram indiciados e dois deles detidos no...

para lembrar

De que adianta conhecimento acadêmico se não dialoga com o negro periférico?

Malcolm X descobriu a linguagem que se comunicava de...

Time ameaça deixar Campeonato Turco por causa de torcedores racistas

Fonte: G1   Istambul, 2 nov (EFE).- O Diyarbakirspor,...

Vídeo coloca agressor frente a frente com vítima de racismo

Em julho do ano passado, a jornalista Maria Júlia...

Aumento do encarceramento feminino revela racismo estrutural nas prisões

Livro "O Que é Encarceramento em Massa" discute tema...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=