Lula afirma que pode voltar a estudar após deixar Presidência

Presidente cogita ainda dar aulas sobre “como governar o país”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em um evento oficial em Juiz de Fora (MG) que poderá voltar a estudar depois de deixar a Presidência da República. Mas aventou também a possibilidade de dar aulas sobre como governar o país.

Em discurso durante inaugurações no campus da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Lula disse: “Adoraria ter um curso superior. Quem sabe agora, depois de [ser] presidente, eu possa “tirar” um curso ou dar aula para ensinar algumas pessoas [sobre] como governar este país”.

Em nenhum instante da sua fala de 21 minutos ele mencionou os escândalos que envolvem a Receita e a Casa Civil da Presidência.
Lula deixou a universidade sem dar entrevistas. Quem falou pelo governo foi o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Padilha disse que o governo quer “a apuração até o final” do caso de tráfico de influência que derrubou a ministra Erenice Guerra da chefia da Casa Civil. Disse que a apuração será feita “doa a quem doer, seja quem for e seja qual for o grau de parentesco”. “O governo não vai impedir nenhum processo de apuração”, disse.

Quando questionado sobre o motivo de não ter sido apurado o conteúdo do e-mail que o consultor Rubnei Quícoli enviou à Casa Civil em fevereiro, quando a ministra ainda era Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, Padilha disse que isso será feito agora, pois só neste momento o governo tomou conhecimento do caso.

“O governo está sabendo disso agora, e a Polícia Federal vai fazer todo o processo de apuração, inclusive sobre o conteúdo: se existiu este e-mail, o conteúdo, quem recebeu e quais as pessoas informadas naquele momento.”

Ele acrescentou: “As pessoas informadas que não tomaram procedimentos vão ser punidas na forma que têm que ser punidas, ver inclusive quais são os interesses das pessoas que denunciam, se tem provas de fato a serem apresentadas”.

Padilha também disse que a oposição “tenta se aproveitar deste tema, levando para a campanha eleitoral”.
O ministro acrescentou que Lula tem dito a Dilma para se manter tranquila e “não cair na baixaria”.

Fonte: Folha

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Hora de discutir a relação

Por: Fabi Mesquita É a primeira vez que...

A voz funda do rio – Por Cidinha da Silva

A voz funda do rio - Por Cidinha da...

Paulo Lins: “O Brasil é um país em guerra”

Escritor do aclamado "Cidade de Deus" defende discurso do...

Carta ao comentarista Marco Antonio Villa

Caro professor aposentado Marco Antonio Villa, De partida, já comunico...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=