Mãe diz que filha sofreu racismo em escola do Rio: ‘cabelo de pobre’

Publicação de desabafo na web teve mais de 1,3 mil compartilhamentos.
Relato aponta omissão de escola em relação ao preconceito dos alunos.

Do G1

O desabafo de uma mãe sobre um caso de racismo ocorrido dentro da Escola Parque, na Gávea, Zona Sul do Rio, chamou a atenção nas redes sociais. No último domingo (4), Andressa Cabral, de 35 anos, mãe da pequena Valentina, de 6 anos, relatou em sua página do Facebook os comentários racistas que a filha estaria ouvindo dos colegas de classe. A postagem tinha 1,3 mil compartilhamentos até as 20h30 desta segunda-feira (5).

A mãe da menina contou ao G1 que a Escola Parque, onde a menina estuda há cinco anos, foi pouco enérgica em relação ao caso. A escola disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não se pronuncia publicamente quando se trata de alunos e casos internos da escola, já que envolve todo um trabalho psicopedagógico”.

“Eles já tinham sido avisados pessoalmente pelo pai da Valentina. Fiquei esperando ingenuamente a ligação da escola, mas nada aconteceu. Só fui procurada hoje [segunda-feira], quando a coordenadora me ligou, me deu um tratamento extremamente protocolar, como se fosse um caixa de supermercado. Disse que estava muito surpresa com a situação e que não precisava ser assim. Ficou claro que ficaram preocupados com a imagem e o nome da instituição”, disse.

Andressa afirma que foi procurada pelas mães das meninas que agrediram sua filha e que elas prestaram total solidariedade à situação. “Não responsabilizo as mães ou as filhas. Conversei com elas. O que me incomoda é que isso tenha acontecido dentro do perímetro da escola e que a atitude da instituição tenha sido de omissão. Os pais delas também não foram procurados. A coordenadora foi avisada de que a escola já está trabalhando com as crianças e prefere não colocar a questão em foco, mas a questão precisa estar em foco”, destacou.

A mãe afirmou que gostaria de ver a escola incorporar a história do povo negro à sua ementa. “É preciso falar na escola da constituição do povo brasileiro e abordar a questão do negro no Brasil. É importante que haja coragem para encarar isso”, defendeu Andressa.

Desabafo da mãe no Facebook
“Minha filha vem sistematicamente reclamando de um grupo de amigas e suas atitudes em relação a ela. Relata que a perseguem, criticam e zombam dela com certa frequência. Certa vez, foram três dias seguidos sob a mesma reclamação. (…) Esta semana ela trouxe um capítulo novo: Fulana disse-lhe que seu cabelo “é de pobre”, claramente se referindo ao cabelo afro como algo menor. (…) Ela relata que chorou muito, tentou falar com a professora, que não teria lhe dado muita atenção e visivelmente não tratou o assunto com a relevância devida. Já as amigas a impediram de contar a sua versão, interrompendo-a, alegando ser mentira”, conta a chef de cozinha em seu post, que já havia sido compartilhado mais de 1.300 vezes até a noite desta segunda-feira (5).

post

+ sobre o tema

Eu sou neguinho

O meu amigo Caetano, que no debate público é...

SP: diretor do PSDC é preso por racismo contra policiais, diz rádio

  O presidente do diretório municipal do Partido...

Médico que acorrentou trabalhador negro é indiciado por racismo

O médico Márcio Antônio Souza Júnior, conhecido como Dr....

para lembrar

Atletas se unem em manifesto pela democracia e contra o racismo

Formado por atletas, ex-atletas, jornalistas esportivos, comentaristas e árbitros,...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula...

 O tempo do “coitadismo” passou e jogou no lixo as teses de Magnoli e Kamel

Por Dj Cortecertu Parafraseando a boçalidade, vou direto ao assunto....

Latino-americanos “de pele mais escura” têm menos oportunidades

150 milhões de afrodescendentes ficaram fora das recentes conquistas...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=