Mais Médicos: Bahia terá mais 310 profissionais

 

Do total, 277 profissionais serão estrangeiros e 33 que concluíram a graduação no Brasil; no sábado (26), chega o primeiro grupo para a segunda etapa do programa Mais Médicos na Bahia; segunda-feira (28) começa a semana de trabalho que vai durar cinco dias, com cursos para os profissionais; 28 municípios baianos já contam com 57 médicos em atuação pelo programa

A Bahia é o estado que receberá o maior número de profissionais na segunda etapa do programa Mais Médicos. Serão 310 médicos distribuídos em 109 municípios. Do total, 277 profissionais serão estrangeiros e 33 que concluíram a graduação no Brasil. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, após a cerimônia de sanção da Medida Provisória (MP) do programa, nesta terça-feira (22), pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Na Bahia, o programa Mais Médicos é um sucesso e esta segunda etapa marcará mais avanços na saúde em todo o estado”, afirmou o secretário.

Sábado (26), chega o primeiro grupo para a segunda etapa do programa na Bahia. Segunda-feira (28) começa a semana de trabalho que vai durar cinco dias, com cursos para os profissionais. Segundo o secretário, o Mais Médicos vai permitir que a maioria da população baiana seja assistida. Nacionalmente, a presidente Dilma informou que, com o programa, 46 milhões de brasileiros serão atendidos com qualidade.

Lançado em julho, o programa foi aprovado pelo Congresso Nacional com objetivo de levar profissionais da saúde a áreas desassistidas no país. Os profissionais do Mais Médicos recebem bolsa de R$ 10 mil mensais, paga pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por dar alimentação e moradia aos participantes. Em 2014, o governo pretende ter 13 mil médicos no Brasil participando do programa.

A presidente fez uma homenagem a Juan Delgado, médico cubano que foi alvo de protestos quando chegou ao Brasil. Dilma disse que o profissional sofreu um “imenso constrangimento” em Fortaleza em agosto e pediu desculpas a ele, em nome do povo brasileiro. Delgado, que estava na plateia, se levantou e foi aplaudido. Dilma também homenageou os médicos brasileiros.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o programa atende pedidos feitos por prefeitos de todos os partidos, que desejavam uma solução para a falta de profissionais de saúde no país. Ele também citou resultados do primeiro mês de vigor do programa. Segundo Padilha, em setembro, em todo o Brasil, os profissionais do Mais Médicos realizaram 320 mil atendimentos.

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

para lembrar

Brasil inclui criança, mas perde jovem no ensino médio e mantém analfabetos

Relatório da Unesco mostra que País atingiu apenas duas...

7 dicas para melhorar a memória e a concentração

Sabemos que a passagem dos anos traz diversas modificações...

Bolsa de estudos Marielle Franco

O SIAPARTO tem o prazer de oferecer, em homenagem...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=