Manifestações afro-gaúchas são tema de palestra no Rio Grande do Sul

Representação dos 12 Orixás mais cultuados no Rio Grande do Sul: Bará, Xangô, Iansã, Oxalá, Pai Cleon de Oxalá, Oxum, Cosmes, Ogum, Odé e Otim, Obá, Ossanha e Xapanã.Encontro, que também pretende chamar atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003 faz parte do projeto “Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio”

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2012 apontaram que o Rio Grande do Sul é o estado do Brasil com o maior percentual de pessoas que se dizem adeptas de religiões afro-brasileiras, cerca de 1,6% da população. O número, que pode gerar estranheza, é explicado quando se analisa a formação histórica do estado, que recebeu imigrantes de vários países e emigrantes de outras regiões brasileiras, dando origem a um intenso sincretismo religioso.

Para estimular o combate à invisibilidade do assunto, a Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP) em parceria com a Coordenação do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, promove no próximo dia 25 de setembro, às 14h, no auditório da Faculdade Monteiro Lobato, em Porto Alegre, a palestra “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras”, que será ministrada por Jessé Oliveira, fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta .

O evento, que integra o projeto “Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio” e é organizado pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da FCP, também visa chamar a atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003,que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação.

Tradições Afro-gaúchas – De acordo com o palestrante Jessé Oliveira o evento apresentará um panorama da relação entre a arte e a cultura gaúcha e as tradições afro-gaúchas, que desafiam a opinião comum e tornam o Rio Grande do Sul o estado com o maior número de terreiros de matriz africana do país, por exemplo.

Ainda segundo Jessé, a palestra é uma oportunidade de divulgar a produção cultural afro-brasileira no Sul, uma vez que os estados da região Nordeste têm muito mais visibilidade quando o tema é esse. “Nós temos hoje um mercado para cultura afro-brasileira que foge do campo musical”, explica ele. “Como o teatro e a literatura negra estão mais pujantes, por exemplo, ganha-se uma vitrine para demonstrar outras forças da cultura negra que não têm tanto espaço em outros estados”, analisa.

A palestra “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras” é aberto a , estudantes, professores, jornalistas, pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e demais interessados nas culturas negras. Para se inscrever, basta enviar um e-mail à secretaria do Sindicato ([email protected]).

Coleção Conheça Mais – Com o objetivo de atender à demanda de material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003, as palestras do Ciclo resultarão na publicação de livros da “Coleção Conheça Mais”, que já discutiu temas como: Ações afirmativas, Candomblé, Umbanda, Quimbanda, Capoeira, Gastronomia afro-brasileira, O negro nos meios de comunicação, Estatuto da Igualdade Racial e Quilombos.

De acordo com Rosane Borges, coordenadora do CNIRC, as obras devem ser distribuídas nas escolas e bibliotecas brasileiras a fim de oferecer aos estudantes, conteúdos do patrimônio cultural afro-brasileiro que trazem à pauta a construção coletiva historicamente vivenciada por descendentes de negros e negras do continente considerado berço da humanidade, de uma forma concisa e contextualizada.

“A publicação tem um papel didático-pedagógico muito interessante que registra esse momento de dialogo e se torna referência para pesquisas, estudos e reflexões não só nas cidades contempladas, mas também para todo Brasil”, garantiu.

Para as publicações que serão apresentadas em 2014, a idéia é apresentar novos temas que vão compor a série. “A gente reedita o discurso a partir daquilo que é mais novo mais contemporâneo”, afirmou Rosane.

As próximas cidades a receberem o Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio são: Espírito Santo (23 de outubro); Goiânia (08 de novembro) e Recife (26 de novembro).

Serviço
Palestra “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras”
Data: 25/09/2013
Hora: 14h às 18h
Local: Auditório da Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1180, Porto Alegre)
Mais informações: Com Mara Santos pelos telefones: (51) 3228-8146; 3226-0669 / 1735

 

 

 

Fonte: Palmares

+ sobre o tema

para lembrar

Kabengele Munanga – Superando o Racismo na Escola

A reedição de Superando o Racismo na Escola dá-se no contexto...

Inep confirma Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)...

“Não vou desistir da educação”- Um dia na vida de uma professora

Carta Capital foi até o Jd. São Luís, Zona...

Conteúdo do enem de história

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade   Fonte: História profª...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=