Militar que confessou ter incinerado corpos na ditadura sofreu atentado, diz senador

Paulo Paim (PT-RS) faz apelo para que ministro garanta segurança de ex-delegado

Por: Renan Truffi

 

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse ao R7, nesta quarta-feira (16), que o ex-delegado e chefe do extinto Dops (Departamento de Ordem e Política Social), Cláudio Antonio Guerra, sofreu uma tentativa de assassinato na madrugada de hoje no Espírito Santo.

Recentemente, Guerra relatou aos jornalistas Marcelo Neto e Rogério Medeiros, no livro Memórias de Uma Guerra Suja, como incinerou corpos de adversários da ditadura numa usina de cana em Campos dos Goytacazes (RJ), ao longo de 1974. Ele também confessou outros assassinatos e se dispôs a falar na Comissão da Verdade, instalada nesta quarta.

Paim contou que ficou sabendo do atentado por meio dos autores do livro, que lhe pediram para falar sobre o ocorrido no Plenário do Senado. Segundo o senador, três homens cercaram a casa onde estava o ex-militar, em Vitória, antes de chegarem à varanda da residência.

— Ele [Cláudio] abriu a cortina e ouviu quando um deles falou que iria atirar. Então, ele pediu ajuda. Ligou para a polícia e para os autores do livro.

Ainda de acordo com Paim, os homens não conseguiram entrar no local e fugiram antes da chegada da polícia. Atendendo ao pedido, o senador denunciou o caso, na tribuna, e pediu ajuda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para garantir a segurança do delegado.

— Considero da maior gravidade a tentativa de assassinato, porque ele é um arquivo vivo dos crimes que ele mesmo cometeu. Li no livro que a responsabilidade dele, na ditadura, era matar, inclusive, enquanto outros torturavam. Por isso, aproveito este momento para, mais uma vez, fazer um apelo ao ministro da Justiça para que se dê a devida segurança para que ele possa depor na Comissão da Verdade e esses fatos todos possam ser esclarecidos.

O atentado acontece um dia antes do depoimento de Cláudio Guerra na Comissão de Direitos Humanos, que estava marcado para acontecer nesta quinta (17), em Brasília. De acordo com Paim, por causa do episódio, tanto Cláudio Guerra como os autores do livros não vão mais à sessão.

 

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Declaração dos Direitos Humanos – 60 anos

Fonte: onu-brasil.org.br A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos...

Trabalho escravo: governo inclui 248 empregadores em lista suja

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) incluiu, nesta...

Por que os negros não apresentam programas de televisão

Em pesquisa organizada pela Vaidapé, levantamos os dados sobre...

para lembrar

O que aconteceu com a nova classe média: o adeus à carteira de trabalho

O emprego como contramestre de solda num grande estaleiro...

Concursos abertos oferecem mais de 23 mil vagas – Parte 1

Confira quais são os concursos que estão abertos...

Direitos Humanos discute desrespeito às comunidades de terreiro

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza hoje...

Pelo fim do sistema criminal: entenda o que defendem os abolicionistas penais

O Brasil é o terceiro país com maior população...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=