Miriam Makeba é homenageada pelo Google no dia do 81º aniversário

Enviado por / FonteDo Terra

Miriam Makeba, ou Zenzile Miriam Makeba com seu nome completo, é a homenageada pelo Google no logo (doodle) desta segunda-feira, dia em que a cantora sul-africana completaria 81 anos. Makeba nasceu em 4 de março de 1932, em Joanesburgo, e morreu em 10 de novembro de 2008, em Castel Volturno. Ela também ficou conhecida como Mama África.

O logo do Google em homenagem à artista retrata Miriam Makeba com um traje típico africano portando um microfone à frente do doodle, também inspirado em motivos africanos.

miriammakebaaniversario
Google lembrou Miriam Makeba publicando um logo com motivos africanos neste dia 04 de março (Foto: Google.com.br / Reprodução)

A biografia de Miriam Makeba teve vários momentos marcados pela sua posição política.

Miriam Makeba teve um momento decisivo na sua carreira em 1960, quando participou do filme Come Back, Africa, uma produção antiapartheiid. Na época, quando o documentário foi apresentado em Veneza, ela decidiu ficar na Europa e teve seu passaporte anulado na terra natal.

Em Londres, para onde mudou-se na sequência, conheceu Harry Belafonte, cantor e ator responsável pela entrada de Miriam Makeba no mercado norte-americano, informa a BBC.

Ela foi casada com o ativista polítivo Stokely Carmichael, porta-voz dos Panteras Negras. Após terem shows cancelados e outros problemas pela sua posição política, o casal mudou-se para a Guiné, diz a Wikipedia.

Ao longo de sua vida chegou a ser delegada da Guiné junto à ONU.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

 

 

 

+ sobre o tema

Con la tercera mayor cantidad de afrodescendientes de Suramérica

Por: Jesús Chucho Garcia La población afro está concentrada...

Encardidos: Após sofrer com racismo, grupo cria espetáculo

Primeira apresentação será no próximo domingo (16), às 19...

Serena Williams vence Sharapova e está na semi da Austrália

A tenista americana Serena Williams, primeira cabeça de chave...

para lembrar

Viola Davis ganha Grammy e entra para o grupo do EGOT, de quem venceu principais premiações

Viola Davis ganhou o Grammy neste domingo e se tornou...

Maior artilheiro de finais, Mbappé leva Chuteira de Ouro

Apesar de ter perdido a decisão para a Argentina nos pênaltis, Mbappé marcou...

Bienal do Livro acolhe autores africanos de língua portuguesa

Por: Felipe Moraes   O equilíbrio entre atrações importantes nacionais e...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=