Modéstia à parte, meus poetas

Noel Rosa (1910-1937), poeta da carioca Vila Isabel e todas as vilas do Brasil, imortalizou os três apitos de uma fábrica de tecidos nos versos à amada operária: Mas você não sabe / Que enquanto você faz pano / Faço junto do piano / Estes versos pra você.O mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) pendurou o retrato de sua cidade natal numa página escrita em Copacabana: Tive ouro, tive gado, tive fazendas. / Hoje sou funcionário público. / Itabira é apenas uma fotografia na parede. / Mas como dói!

Por Fernanda Pompeu  Do Yahoo

A tijucana Cecília Meireles (1901-1964) olhou de frente, ou de esguelha, para o sentimento mais caro às pessoas de todos os quadrantes e trovejou: Liberdade – essa palavra / que o sonho humano alimenta: / que não há ninguém que explique, / e ninguém que não entenda! No além-mar, Fernando Pessoa (1888-1935) autopsicografou: O poeta é um fingidor. / Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente.

Ao lado deles, todos no céu, Mario Quintana, Manuel Bandeira, Assis Valente, Paulo Leminski, Orídes Fontela, Dolores Duran – e muitos, muitos outros – fizeram da poesia arte e ofício. Possuidores dessa graça de transportar emoções – suas e dos outros – para palavras escritas ou cantadas. Desejosos que seus leitores e ouvintes se comovessem, se interrogassem, chorassem ou soltassem risadas. Afinal, um bom poeta nos faz mais bem do qualquer presidente da República.

Mas, me perdoem a ousadia, a poesia também acontece fora das páginas. Ela é feita diariamente por milhões de poetas anônimos. Até mesmo por gente analfabeta. Pois para senti-la e expressá-la basta manter os olhos bem abertos e o estado de espírito permanentemente livre. Não dá para poetar se você tem ideias rígidas sobre pessoas, natureza, coisas. Disso já nos alertou Raul Seixas (1945-1989):Eu quero dizer / Agora o oposto do que eu disse antes / Eu prefiro ser / Essa metamorfose ambulante / Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo / Sobre o que é o amor / Sobre o que eu nem sei quem sou.

O poema também pode estar no cinema, na TV, na pintura, no teatro, na fotografia, no muro. Ele brilha toda vez que há uma evocação. Algo que, ao mesmo tempo, nos tira e nos devolve a nós mesmos. Só que transformados. Escrevi os parágrafos acima evocada pela imagem da foto, trabalhada por Régine Ferrandis, que ilustra este post. O casal que olha o mar da Bahia parece ser todos os casais – homos e héteros – do universo. Sorrir ao coração é a poesia.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Machismo e racismo continuam desequilibrando a disputa eleitoral

Levantamento do Inesc feito a partir do cruzamento de...

Mais que no pé: um tiro na cara

O recurso extraordinário 635.659, em análise desde 2015 pelo Supremo...

Imprensa francesa destaca sucesso do presidente Lula

A imprensa da França deu grande destaque nesta semana...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=