Morre atriz e cantora Denise Assunção, que atuou em peças de teatro e na televisão

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Artista, irmã do músico Itamar Assumpção, integrou elenco dos filmes 'Jeca e seu Filho Preto' e 'A Banda das Velhas Virgens'

Morreu, nesta quinta-feira, a atriz e cantora Denise Assunção, aos 67 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino.

A informação foi divulgada pelo Instituto Itamar Assumpção, entidade que preserva o legado de seu irmão, um dos maiores nomes da vanguarda paulista.

“Ela trazia a dignidade e a ancestralidade encarnadas. Presença marcante, impressionava pela consciência e pela lucidez, pelo talento sem limites, pelas atitudes firmes e inusuais para afirmar a necessidade de respeito e reparação”, disse o instituto, em nota. “Com sua vida e corpo, mostrou o que é ser uma artista negra no país.” O local do velório ainda não foi informado.

Nascida em Tietê, no interior de São Paulo, em 1956, Assunção começou ainda adolescente no teatro amador nas cidades de Arapongas e Londrina, no Paraná, porque seu pai se mudava com frequência em razão do trabalho como funcionário do extinto Instituto Brasileiro do Café. Passou por Curitiba e Rio de Janeiro até chegar a São Paulo por influência do irmão. Na cidade, sua carreira começou a despontar.

Nos anos 1980, participou dos shows da banda Isca de Polícia, de Itamar Assunção. Em 1990, lançou o disco “A Maior Bandeira Brasileira”, seu único álbum.

Em 2016, apresentou o show “Câmeras Observando, Microfones Ligados”, onde cantou repertório de seu irmão e de Bezerra da Silva.

Além da música, ela se dedicou também à dramaturgia. A artista fez parte do elenco dos filmes “Jeca e seu Filho Preto” e “A Banda das Velhas Virgens”, ambos estrelados por Amácio Mazzaropi.

Atuou também em espetáculos como “O Jardim das Cerejeiras” e “Mistérios Gozózos”. Em 2005, integrou o elenco da minissérie “Hoje É Dia de Maria.”

+ sobre o tema

Mãe Stella: Atire a primeira pedra…

...aquele que não fala da vida alheia. Esse é...

História reescrita

OAB Nacional quer instituir Comissão da Verdade da Escravidão...

Todos saúdam a rainha: Beyoncé reina após quebrar recordes do Grammy

Beyoncé chegou ao Grammy nesse domingo (14) com nove...

Jay Z e Will Smith vão produzir uma nova minissérie para a HBO

Projeto deve contar a história de Emmett Till, um...

para lembrar

spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=