Morre atriz e cantora Denise Assunção, que atuou em peças de teatro e na televisão

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Artista, irmã do músico Itamar Assumpção, integrou elenco dos filmes 'Jeca e seu Filho Preto' e 'A Banda das Velhas Virgens'

Morreu, nesta quinta-feira, a atriz e cantora Denise Assunção, aos 67 anos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino.

A informação foi divulgada pelo Instituto Itamar Assumpção, entidade que preserva o legado de seu irmão, um dos maiores nomes da vanguarda paulista.

“Ela trazia a dignidade e a ancestralidade encarnadas. Presença marcante, impressionava pela consciência e pela lucidez, pelo talento sem limites, pelas atitudes firmes e inusuais para afirmar a necessidade de respeito e reparação”, disse o instituto, em nota. “Com sua vida e corpo, mostrou o que é ser uma artista negra no país.” O local do velório ainda não foi informado.

Nascida em Tietê, no interior de São Paulo, em 1956, Assunção começou ainda adolescente no teatro amador nas cidades de Arapongas e Londrina, no Paraná, porque seu pai se mudava com frequência em razão do trabalho como funcionário do extinto Instituto Brasileiro do Café. Passou por Curitiba e Rio de Janeiro até chegar a São Paulo por influência do irmão. Na cidade, sua carreira começou a despontar.

Nos anos 1980, participou dos shows da banda Isca de Polícia, de Itamar Assunção. Em 1990, lançou o disco “A Maior Bandeira Brasileira”, seu único álbum.

Em 2016, apresentou o show “Câmeras Observando, Microfones Ligados”, onde cantou repertório de seu irmão e de Bezerra da Silva.

Além da música, ela se dedicou também à dramaturgia. A artista fez parte do elenco dos filmes “Jeca e seu Filho Preto” e “A Banda das Velhas Virgens”, ambos estrelados por Amácio Mazzaropi.

Atuou também em espetáculos como “O Jardim das Cerejeiras” e “Mistérios Gozózos”. Em 2005, integrou o elenco da minissérie “Hoje É Dia de Maria.”

+ sobre o tema

Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é...

Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano,...

Morre, aos 73 anos, o professor de literatura José Roberto da Silva

“Ei, você já sorriu hoje?”. Era assim que o...

Chica Xavier, atriz de ‘Sinhá Moça’ e ‘Renascer’, morre aos 88 anos

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em...

para lembrar

Bob Marley em 25 frases geniais

Falecido em 1981, aos 36 anos, Bob Marley deixou...

Bola Sete & Vince Guaraldi no Jazz Casual

O SHOW DE BOLA DO BOLA SETE NO JAZZ...

Exposição sobre Jimi Hendrix reúne relíquias como instrumentos, figurinos e manuscritosp

Instrumentos, figurinos , manuscritos, discos, fotos e outros itens...
spot_imgspot_img

Somos o mundo

Faz quase 40 anos, uma ação entre artistas mudou a forma de celebridades e sociedade civil se relacionarem com agendas humanitárias urgentes. A ficha...

The Woman King: Viola Davis vive poderosa guerreira africana em trailer

A Sony Pictures liberou nesta quarta-feira, 6, o primeiro trailer de The Woman King, estrelado por Viola Davis. O drama histórico é dirigido por Gina Prince-Bythewood que também assina o...

Mishael Morgan faz história ao se tornar a primeira mulher negra a ganhar Melhor Atriz no Daytime Emmys

Mishael Morgan acabou de fazer história no Daytime Emmys 2022, que aconteceu na noite de sexta-feira (24.06), em Pasadena, na Caliórnia. É que a atriz...
-+=