MS avança nos diretos aos negros com vagas em concursos

Fonte: Informativo dos Concursos

O governador André Puccinelli assinou no dia 08/09 o decreto 12.810 que regulamenta a Lei nº 3.594/2008, criando a reserva de vagas para negros nos concursos públicos em Mato Grosso do Sul. A solenidade foi prestigiada por lideranças do movimento negro e autoridades.

Pelos termos da lei, 10% das vagas de concursos públicos passam a ser exclusivas aos representantes da raça negra. “Esta reserva já acontece na inscrição do concurso, garantindo que a comunidade afrodescendente não seja prejudicada no decorrer da seleção para os cargos públicos no governo estadual”, informou a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi Viegas dos Santos.

Para o governador André Puccinelli, a assinatura da lei tem valor simbólico histórico. “A partir de agora, a comunidade negra poderá participar dos concursos públicos com a certeza de que terão sua reserva garantida. Este é um compromisso do governo do Estado, que se perpetuará por todas as gerações”, disse Puccinelli.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 40% da população é constituída por pessoas de cor negra. No serviço público estadual, aproximadamente 4% são afrodescendentes.

“Esta decreto regulamentando a lei já aprovada é um avanço para Mato Grosso do Sul, colocando como o segundo Estado no país a garantir as vagas para negros. O governador André Puccinelli teve a sensibilidade de perceber que esta solicitação não é pontual, mas uma necessidade de permitir mais oportunidades e que os negros alcancem os postos de chefia para os quais são capacitados”, comemora Raimunda Luzia de Brito, coordenadora de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir).

Autor da lei nº 3.594/2008, o deputado estadual Amarildo Cruz é um dos comemoram junto aos seus iguais. “Eu sou negro e sei das dificuldades de se conseguir um local digno no mercado de trabalho. Esta legislação é uma maneira de dar oportunidade e justiça aos que sempre estiveram à margem da sociedade. Espero que daqui cinco a seis anos os indicadores sociais mostrem que esta reserva de vagas contribuiu na construção de uma sociedade mais igualitária”, disse o parlamentar.

Participaram da reunião de assinatura representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e demais integrantes dos movimentos negros do Estado.

 

Matéria original

+ sobre o tema

Edgar Morin: “Um mundo agoniza, mas um novo mundo ainda não consegue nascer”

Defensor da teoria da complexidade, Edgar Morin, nascido em...

Aposentados: Dilma e Marina elogiam decisão; Serra não comenta

O reajuste de 7,7% nas aposentadorias foi recebido...

Fim de uma era, uma nova civilização ou o fim do mundo?

Há vozes de personalidades de grande respeito que advertem...

Michelle Obama critica Trump por ‘bullying’ e pede união a democratas

Quão popular é Michelle Obama? por Anna Virginia Balloussier no...

para lembrar

O vírus da nossa humanidade

Seria bom que muitos dos europeus que se indignam...

Classe média investe em língua estrangeira e volta aos estudos

Brasileiros estão de olho em promoções profissionais e viagens...

Eleitor de Rondônia é o primeiro a pedir título pela internet no Brasil

Fonte: UOL Notícias - Lançado na segunda-feira depois...

Domésticas defendem direito à quarentena remunerada e dividem patrões

Todos os dias Margarida*, 39, paga R$ 6,50 pela...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=