MT:Câmara concede espaço para Movimento Negro ler carta aberta à população

 

Representantes do Movimento Negro participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (16), onde foi lida uma carta aberta à população que trata da luta contra o racismo.

A leitura da carta “A Luta Contra o Racismo Continua” foi feita por um dos integrantes do Movimento, Edmilson Cardoso, após pedido do vereador Adonias Fernandes e a concordância de todos os parlamentares.

De acordo com a presidente da entidade, Elaine Aparecida Oliveira Lopes, todo ano, na semana em que é celebrada a Abolição da Escravatura, comemorada no dia 13 de maio, os vereadores concedem espaço para que um membro do Movimento vá até a Tribuna da Casa de Leis para falar sobre o assunto.

Conforme Elaine, o objetivo é a luta em prol de uma “segunda abolição”, ou seja, obter mais condições de vida ao negro, especialmente no setores da saúde, educação e segurança. “Hoje os negros ganham os piores salários, ainda há discriminação. Os postos de saúde e escolas da periferia ainda são os piores e, é na periferia que está a maior camada dos negros”, explicou.

A presidente do Movimento Negro ressaltou que a Câmara sempre foi parceira da entidade, que é ultrapartidária, sempre dando respaldo à população negra de Rondonópolis com a aprovação de projetos importantes voltados a eles, como por exemplo, a criação do cursinho gratuito Zumbi dos Palmares, aprovação de recursos para comprar apostilas para serem ofertadas através do cursinho e a criação de um departamento voltado para o Movimento, dentro da Secretaria Municipal de Educação.

 

 

Fonte: ExpressoMt

+ sobre o tema

para lembrar

Amazonas, Bahia e Rio De Janeiro recebem pré-estreia de série sobre educação antirracista no Brasil

Amanhã, 06 de abril, o território indígena Parque das Tribos, em...

Projeto prevê política contra bullying em escolas infantis

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de...

Enem tem o menor número de inscritos confirmados desde 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019...

Lei 10.639/03 a obrigatoriedade desconhecida

Ensinar História e Cultura Afro-brasileiras e africanas não é...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=