No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges

Uma eleição em aberto. As pesquisas de intenção de voto em nível nacional dão pequena vantagem ao presidente Barack Obama (49% a 48%), mas os Estados Unidos chegam ao dia da votação que escolherá o próximo presidente do pais sem noção dos resultados em pelo menos quatro estados, que devem ser decisivos para a escolha do próximo homem a frequentar a Casa Branca.

Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira mostra Obama liderando por quatro pontos em Ohio, tido como o estado que vai definir esta eleição. O democrata, que passou por Ohio nesta segunda-feira, tem 50% das intenções de voto no estado, contra 46% do republicano Mitt Romney. Na Virgínia, por onde o republicano passou nesta segunda-feira, Obama lidera por 48% a 46%.

No Colorado, ainda segundo a pesquisa Reuters/Ipsos, Obama também tem 48% das intenções de voto, mas lidera por apenas um ponto. Já na Flórida, a vantagem é de Romney, por 48% a 47%. A disputa está tão apertada que os analistas resistem em fazer prognósticos sobre o resultado final.

Se as estimativas estiverem corretas (nas contas da CNN, Obama tem garantidos 237 dos 271 votos do Colégio Eleitoral necessários para a eleição, contra 206 de Romney), o republicano depende de uma vitória na Flórida (que tem 29 delegados) para permanecer na corrida. Além disso, Romney precisaria levar os 9 delegados do Colorado, os 13 da Virgínia (onde ele lidera), os 6 de Iowa, os 10 de Wisconsin e os 4 de New Hempshire. Assim, e apenas assim, a disputa poderia ser decidida em Ohio, que tem 18 delegados.

Agenda

Determinado a reverter a indicação das pesquisas, Romney continua em campanha no dia da eleição, ainda que de forma mais discreta. O republicano passa em Ohio e Pensilvânia depois de votar de manhã cedo na cidade de Belmont, Massachusetts, onde foi governador. Enquanto isso, o presidente Obama, que votou por antecipação, planeja jogar basquete em Chicago. É uma espécie de ritual pré-eleitoral. Quando desrespeitou a superstição, em novembro de 2008, Obama perdeu a disputa pela indicação democrata no estado de Indiana.

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Moradas em Sampa

Ninguém mora em São Paulo. Pois existem cerca de...

Oportunidades justas criam líderes, não guerreiras

Em coluna, head de parcerias de conteúdo do YouTube...

Renda de negros cresce 222% em 8 anos

Por: CLAUDIA ROLLI Consumidores negros e pardos devem fechar...

Apesar de você

Há poucos dias, o Facebook me fez lembrar que...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=