Nota de Pesar – Danilo Santos de Miranda

Artigo produzido por Redação de Geledés

Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC-SP, filósofo, sociólogo, ex-seminarista fez sua passagem para o Orum neste domingo 29, aos 80 anos. Geledés-Instituto da Mulher Negra envia seus sentimentos aos familiares e amigos de Danilo e destaca sua relevância no cenário cultural e na constante defesa da democracia no Brasil.

O filósofo costumava dizer que se conhecia um povo por sua Educação e Cultura e, neste sentido, ao dirigir o Sesc durante quatro décadas, foi um dos maiores promotores da democratização desses dois pilares. Através de extensa programação do SESC, Danilo tornou possível a acessibilidade das diferentes formas da cultura brasileira à sua população, promovendo relevantes discussões, trazendo inovações e preservando a memória das raízes deste País, como a história e a cultura dos povos afrodescendentes. 

Foi responsável pela ampliação de várias unidades do SESC, como as recentes inauguradas da Casa Verde e 14 Bis, proporcionando maior lazer e atividades esportivas às comunidades periféricas. O Sesc da Casa Verde, por exemplo, inaugurou com a exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, relacionada à cultura afrodescendente.

Geledés pôde usufruir do ideal do SESC em debater temáticas importantes ao celebrar seus 30 anos de trajetória política e social com uma série de seminários realizados em abril de 2018 no Sesc Vila Mariana.

Que o SESC possa honrar a trajetória de Danilo em seus princípios democráticos e, especialmente, em seu olhar à população negra brasileira.

+ sobre o tema

Geledés no Setembro Amarelo

Geledés -Instituto da mulher Negra entra na campanha do...

para lembrar

Sueli Carneiro será homenageada hoje e domingo pelo bloco afro Ilú Obá de Min; participe desta festa 

Depois de três anos longe das ruas de São Paulo, o bloco afro Ilú Obá de Min volta neste Carnaval com o tema “Akíkanjú:...

STF declara Imprescritibilidade do Crime de Injúria Racial, equiparando ao crime de racismo.

Em decisão da 1ª Turma do STF entende que os crimes de Injúria por conotação racial (art. 140º, parágrafo 3º do Código Penal), se...

Fórum em Barbados discute as grandes temáticas do feminismo negro 

“O que o poder do feminismo negro significa hoje?”. Essa pergunta intrigante e provocativa foi temática de um dos painéis do Fórum dos Feminismos...
-+=