Nota de Pesar – Danilo Santos de Miranda

Artigo produzido por Redação de Geledés

Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC-SP, filósofo, sociólogo, ex-seminarista fez sua passagem para o Orum neste domingo 29, aos 80 anos. Geledés-Instituto da Mulher Negra envia seus sentimentos aos familiares e amigos de Danilo e destaca sua relevância no cenário cultural e na constante defesa da democracia no Brasil.

O filósofo costumava dizer que se conhecia um povo por sua Educação e Cultura e, neste sentido, ao dirigir o Sesc durante quatro décadas, foi um dos maiores promotores da democratização desses dois pilares. Através de extensa programação do SESC, Danilo tornou possível a acessibilidade das diferentes formas da cultura brasileira à sua população, promovendo relevantes discussões, trazendo inovações e preservando a memória das raízes deste País, como a história e a cultura dos povos afrodescendentes. 

Foi responsável pela ampliação de várias unidades do SESC, como as recentes inauguradas da Casa Verde e 14 Bis, proporcionando maior lazer e atividades esportivas às comunidades periféricas. O Sesc da Casa Verde, por exemplo, inaugurou com a exposição “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, relacionada à cultura afrodescendente.

Geledés pôde usufruir do ideal do SESC em debater temáticas importantes ao celebrar seus 30 anos de trajetória política e social com uma série de seminários realizados em abril de 2018 no Sesc Vila Mariana.

Que o SESC possa honrar a trajetória de Danilo em seus princípios democráticos e, especialmente, em seu olhar à população negra brasileira.

+ sobre o tema

Ilê Aiyê está de luto pela morte de mãe Hilda Jitolu

Faleceu neste sábado, 19, às 10h30, a ialorixá Hilda...

Morre o ator e cineasta Zózimo Bulbul, aos 75 anos

O ator e cineasta Zózimo Bulbul morreu nesta quinta-feira...

Morte de Daniel Marques, poeta da zona leste, comove artistas das periferias

Figura relevante da cena cultural periférica, o poeta Daniel...

Morre a poeta Tula Pilar, seguidora de Carolina Maria de Jesus

Uma poeta negra, mineira, que trabalhou como doméstica e...

para lembrar

Morre Danilo Santos de Miranda, sociólogo e ex-seminarista, aos 80 anos

Morreu, neste domingo (29/10), o sociólogo, filósofo e ex-seminarista...

Morre Danilo Santos de Miranda, sociólogo e ex-seminarista, aos 80 anos

Morreu, neste domingo (29/10), o sociólogo, filósofo e ex-seminarista Danilo Santos de Miranda, aos 80 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o...
-+=