O bullying como violência velada: a percepção e ação dos professores

O bullying é um tipo de violência escolar; praticada entre estudantes; em que um aluno; ou mais; persegue e intimida um colega sem que exista um motivo que justifique o ato.

por: Samara Pereira Oliboni

Com as recentes pesquisas nacionais apontando a sala de aula como o local de maior incidência do bullying; esta dissertação teve o objetivo de conhecer a percepção e atuação dos professores frente aos casos de bullying em suas atividades de aula.

Caracterizada pelo método qualitativo; a pesquisa seguiu o modelo de inserção ecológica por permitir a imersão do pesquisador no ambiente natural do objeto de estudo.

O contexto onde se desenvolveu a pesquisa; foi em uma turma de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública; no Estado de Santa Catarina; em 2007; tendo como participantes; os oito professores ministrantes das disciplinas.

A de coleta de dados compreendeu o uso dos instrumentos de observação e entrevista semi-estruturada.

As observações enfocaram as interações professor-aluno a partir dos encaminhamentos adotados pelos docentes diante dos conflitos ocasionados pelo bullying e; as entrevistas semi-estruturadas; individuais aos professores; explicitaram suas percepções diante dos conflitos entre alunos; em especial; ao bullying.

Após a análise textual dos dados e a partir da teoria ecológica do desenvolvimento humano; da educação ambiental e do projeto pedagógico da escola; construíram-se duas categorias interrelacionadas:

– Atuação dos Professores Frente a Prática de Bullying Entre Alunos;que é composta pelas subcategorias.

A Atividade Docente nas Manifestações de Bullying;

A Busca dos Professores por Soluções Para os Conflitos Entre Alunos; e;

-A Percepção Docente Sobre o Bullying; que é formada pelas subcategorias Identificação do Bullying Pelos Professores;

Insegurança dos Professores Quanto ao que Percebem no Comportamento dos Alunos;

e Percepção do Bullying Como Indisciplina. Entre os resultados; a pesquisa demonstra que apesar do projeto pedagógico estar embasado em uma proposta progressista; alguns professores pareceram ter dificuldades de se afastar de um modelo tradicional de ensino; por priorizarem o desenvolvimento do conteúdo programático específico de suas disciplinas; mesmo nas situações de conflito vivenciadas pelos alunos.

 Desta forma; na tentativa de solucionar os conflitos entre alunos; a maioria dos docentes adotavam; predominantemente; o uso de reprimendas; que de modo ineficiente; pareciam contribuir para a manutenção da prática de bullying e da indisciplina.

 Quanto a percepção do bullying; poucos foram os professores que perceberam essa prática identificando os alunos envolvidos. Mesmo com o reconhecimento de que o bullying perturbava o aluno alvo das agressões; os docentes mostraram-se inseguros em reconhecê-lo como violência; caracterizando-o; assim como os demais professores; apenas como indisciplina.

 Em conclusão; este trabalho revela que o não reconhecimento do bullying pelos professores; como um comportamento danoso ao desenvolvimento psíquico dos alunos; aliado; as práticas educativas tradicionais adotadas; contribuem para a incidência e a manutenção do bullying em atividades de aula. A incorporação efetiva da educação ambiental como um conteúdo transversal; assim como da abordagem ecológica do desenvolvimento humano na prática docente; poderia favorecer o reconhecimento; valorização e enfrentamento das situações de bullying em aula.

Leia o PDF completo

O bullying como violência velada: a percepção e ação dos professores

Fonte: Dominio Público

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Programa já é: Educação para equidade racial

Educação é um dos quatro eixos nos quais a...

Último dia de inscrições para bolsas do ProUni

Por: Thiago Santos   O ProUni (Programa Universidade para Todos), que...

Professor da educacão básica terá seis anos para concluir graduação

Um dos incentivos será a concessão de bolsa de...

Pesquisa premiada nos EUA

A astrônoma brasileira Marcelle Soares-Santos recebeu o Prêmio Alvin...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=