O bullying como violência velada: a percepção e ação dos professores

O bullying é um tipo de violência escolar; praticada entre estudantes; em que um aluno; ou mais; persegue e intimida um colega sem que exista um motivo que justifique o ato.

por: Samara Pereira Oliboni

Com as recentes pesquisas nacionais apontando a sala de aula como o local de maior incidência do bullying; esta dissertação teve o objetivo de conhecer a percepção e atuação dos professores frente aos casos de bullying em suas atividades de aula.

Caracterizada pelo método qualitativo; a pesquisa seguiu o modelo de inserção ecológica por permitir a imersão do pesquisador no ambiente natural do objeto de estudo.

O contexto onde se desenvolveu a pesquisa; foi em uma turma de alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública; no Estado de Santa Catarina; em 2007; tendo como participantes; os oito professores ministrantes das disciplinas.

A de coleta de dados compreendeu o uso dos instrumentos de observação e entrevista semi-estruturada.

As observações enfocaram as interações professor-aluno a partir dos encaminhamentos adotados pelos docentes diante dos conflitos ocasionados pelo bullying e; as entrevistas semi-estruturadas; individuais aos professores; explicitaram suas percepções diante dos conflitos entre alunos; em especial; ao bullying.

Após a análise textual dos dados e a partir da teoria ecológica do desenvolvimento humano; da educação ambiental e do projeto pedagógico da escola; construíram-se duas categorias interrelacionadas:

– Atuação dos Professores Frente a Prática de Bullying Entre Alunos;que é composta pelas subcategorias.

A Atividade Docente nas Manifestações de Bullying;

A Busca dos Professores por Soluções Para os Conflitos Entre Alunos; e;

-A Percepção Docente Sobre o Bullying; que é formada pelas subcategorias Identificação do Bullying Pelos Professores;

Insegurança dos Professores Quanto ao que Percebem no Comportamento dos Alunos;

e Percepção do Bullying Como Indisciplina. Entre os resultados; a pesquisa demonstra que apesar do projeto pedagógico estar embasado em uma proposta progressista; alguns professores pareceram ter dificuldades de se afastar de um modelo tradicional de ensino; por priorizarem o desenvolvimento do conteúdo programático específico de suas disciplinas; mesmo nas situações de conflito vivenciadas pelos alunos.

 Desta forma; na tentativa de solucionar os conflitos entre alunos; a maioria dos docentes adotavam; predominantemente; o uso de reprimendas; que de modo ineficiente; pareciam contribuir para a manutenção da prática de bullying e da indisciplina.

 Quanto a percepção do bullying; poucos foram os professores que perceberam essa prática identificando os alunos envolvidos. Mesmo com o reconhecimento de que o bullying perturbava o aluno alvo das agressões; os docentes mostraram-se inseguros em reconhecê-lo como violência; caracterizando-o; assim como os demais professores; apenas como indisciplina.

 Em conclusão; este trabalho revela que o não reconhecimento do bullying pelos professores; como um comportamento danoso ao desenvolvimento psíquico dos alunos; aliado; as práticas educativas tradicionais adotadas; contribuem para a incidência e a manutenção do bullying em atividades de aula. A incorporação efetiva da educação ambiental como um conteúdo transversal; assim como da abordagem ecológica do desenvolvimento humano na prática docente; poderia favorecer o reconhecimento; valorização e enfrentamento das situações de bullying em aula.

Leia o PDF completo

O bullying como violência velada: a percepção e ação dos professores

Fonte: Dominio Público

+ sobre o tema

para lembrar

Infâncias Indígenas e Interculturalidade no Alto Rio Negro

O artigo apresenta aspectos da infância indígena de povos...

Debate sobre Monteiro Lobato e o racismo

O Encontro BRAVO! conta com a presença dos jornalistas...

Mercadante… de novo!

Quando um ministério como o da Educação vira prêmio...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=