Olhos Azuis fala de imigração e racismo

Por: Guss de Lucca

Vencedor do Festival de Paulínia de 2009, filme é história triste e tensa sobre policial em conflito com seu passado

Duas histórias paralelas são apresentadas ao público em Olhos Azuis, novo filme de José Joffily, diretor de Quem Matou Pixote? e 2 Perdidos numa Noite Suja. Uma delas é por excelência triste, enquanto a outra é tensa. Muito tensa.

 

No início da projeção a plateia é apresentada a Marshall (David Rasche), chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, em Nova York, nos Estados Unidos, que está começando seu último dia no cargo após receber do governo uma aposentadoria compulsória – que ele declaradamente desaprova.

 

No instante seguinte o mesmo Marshall é visto caminhando embriagado pelas ruas do Recife e sendo auxiliado pela prostituta Bia (Cristina Lago), empolgada pela possibilidade de ganhar alguns dólares do “gringo”. É nesse vai e vem que Olhos Azuis alterna entre a tensão da espera dos imigrantes que querem entrar nos EUA e a tristeza de um homem em busca de redenção no interior do Brasil.

 

Os melhores momentos do filme, ou ao menos aqueles que prendem a atenção do público, ocorrem nas cenas do aeroporto, onde praticamente todos os diálogos travados por atores americanos, argentinos, hondurenhos e brasileiros abordam preconceito e racismo em diferentes níveis de percepção – desde o declarado até o mais camuflado.

 

O destaque para essas cenas vai para os policiais Sandra (Erica Gimpel) e Bob (Frank Grillo), ela negra e ele descendente de mexicanos – ambos tentando lidar com os excessos do chefe enquanto disputam de maneira velada uma promoção -, e para o brasileiro Nonato (Irandhir Santos), a cubana Calypso (Branca Messina) e o casal argentino Assumpta e Martin (Valeria Lorca e Pablo Uranga).

 

Satellite1

Aos poucos as peças vão se encaixando e o espectador começa a entender o que realmente aconteceu naquela fatídica noite no aeroporto e porque Marshall traçou uma viagem sem volta ao sertão de Pernambuco.

 

 

 

Fonte: IG

+ sobre o tema

Meritocracia não existe

Maioria nas universidades, negros demandam oportunidades iguais Por Thiago Amparo,...

ONU diz que polícia brasileira mata 5 por dia; maioria é afrodescendente

A Organização das Nações Unidas (ONU) acusa a polícia...

Dos 44 candidatos que disputarão o 2º turno nas capitais, 14 são negros

Das 100 candidaturas que se declararam negras e disputaram...

Envelhecer é para poucos

O Rio de Janeiro deu a largada na (mais...

para lembrar

Sobre a falta de coroas: A dificuldade de se reconhecer homem negro tendo cabelo liso

Eu preciso confessar uma atitude que venho tendo, de...

Lançado relatório sobre Violência Racial

  Geledés Instituto da Mulher Negra e Global...

Santos emite nota de repúdio em relação ao caso de racismo na Argentina

O Santos emitiu nessa noite, uma nota oficial em...

Red Bulls paga aos adeptos para não insultarem jogadores

Major League Soccer quer limpar o futebol nos EUA...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=