Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – A vida dos outros

por Leno F. Silva

Acordei nesta primeira terça-feira do novo ano com a frase “A vida dos outros”. A referência imediata foi com o excelente drama alemão de 2006, escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck e premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro. Quem ainda não o assistiu vá com urgência à locadora. É imperdível!

Ainda com preguiça para retomar este espaço semanal literário, lembrei também que a vida de cada um de nós está intimamente ligada à de outras pessoas: família, amigos, conhecidos, gente que não temos qualquer contato e que, por alguma razão, estabelecemos algum vínculo, mesmo que efêmero.

No campo das amizades, tive a felicidade de passar a virada do ano com um grupo de queridos amigos de longa data. Planejamos tudo com antecedência e tivemos uma noite saborosa, regada à boa comida, bebidas leves, conversa, troca de impressões e de histórias vivenciadas e de outras que queremos construir individualmente ou em grupo. Foi um Réveillon alegre, um encontro que fortaleceu as nossas relações e acrescentou, em cada um, doses generosas de energia para enfrentarmos tudo o que virá.

Em pleno domingão do primeiro dia do ano, mais encontro, comilança e muita conversa, no almoço no apartamento de amigos dos tempos da faculdade. Ou seja, amizade que já completou mais de três décadas, e que se mantém autêntica e vibrante.

Nesses dois casos, carinho, afeto e cumplicidade ocorreram ao vivo. Com intensidade semelhante, no intervalo entre Natal e Ano Novo troquei centenas de mensagens com aqueles outros um pouco mais distantes, não necessariamente por opção, mas pelas circunstâncias da vida. Graças aos avanços da tecnologia, via e-mail e facebook tive a oportunidade de mandar uma manifestação sincera para todos os outros que, nem por isso, são menos importantes.

E ao ler uma notícia da Folha de S. Paulo de ontem, fiquei muito triste com a notícia de um acidente em Sampa, no qual uma mulher de 30 anos e sua filha morreram quando o carro em que estavam foi atingido por um veículo em alta velocidade, conduzido por um irresponsável motorista alcoolizado. Como não se preocupar com a vida dessas outras pessoas?

Originalmente iria retomar esse meu exercício de cronista apenas na semana que vem. Mas não resisti a este chamado para dizer o quanto, para mim, importa a vida e a vida dos outros. Porque nada somos sozinhos. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Luiz Caversan: “Desculpas, dona Dilma; não fomos nós da ZL que xingamos a senhora”

Desculpas, dona Dilma por Luiz Caversan, Cara dona Dilma, dirijo-me à senhora Dilma...

2014 – que venha!!, por Elaine Tavares

A despeito de tudo, re/brotaremos… Em Palavras Insurgentes...

Aliança de Batistas do Brasil faz pronunciamento sobre Eleições 2010

Aliança de Batistas do Brasil faz pronunciamento sobre...

Norte-americano assume culpa por complô para matar Obama

Um norte-americano se declarou culpado nesta segunda-feira das acusações...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=