“Por que brancos escutam apenas pessoas brancas?”

A jornalista Aline Ramos escreveu artigo para o Favela 247 questionando o destaque dado ao humorista Gregório Duvivier quando ele trata sobre racismo em sua coluna: “Por que ainda não são os negros que suscitam a discussão nos principais veículos de comunicação?”. Para a autora, os argumentos utilizados por Duvivier são “o óbvio que nós, comunicadores e militantes negros, estamos tentando transmitir e reverberar na rede faz muito tempo”. Aline lembra que de 555 colunistas de oito dos maiores veículos de imprensa, apenas 6 são negros

Por *Aline Ramos, para o Favela 247

O racismo mora nos detalhes

Como o Gregorio Duvivier diz, ele não quer se protagonista de luta nenhuma. Porém, nossa estrutura social racista o torna protagonista mesmo sem ser sua vontade individual. Tudo o que ele disse na coluna “Mundo, Brasil, Rio, Casa” é o óbvio que nós, comunicadores e militantes negros, estamos tentando transmitir e reverberar na rede faz muito tempo. O que foi escrito não é inédito e acredito que sequer possui a intenção de ser.

Entretanto, porque Gregório ganhou tanta atenção por apenas repetir nosso discurso? Porque veículos que se dizem de esquerda dão a ele o título de melhor análise da estrutura social atual? Por que uma pessoa branca ganha mais atenção ao falar sobre racismo do que uma negra? De modo algum o escritor e humorista deveria se calar perante o debate sobre racismo e descriminalização da maconha, não é esse o ponto. O questionamento é: Por que pessoas brancas escutam apenas pessoas brancas?

O texto de Gregório, que soa como uma espécie de confissão de seus privilégios, levanta muitas questões sobre a estrutura social racista em que vivemos. Essa não é a primeira vez que o escritor aborda em sua coluna a temática racial, mas até quando o máximo que leremos sobre é o reconhecimento de privilégios? Até quando os poucos colunistas que abordam a temática racial ficarão no raso? Certa vez ouvi que para o movimento negro nada está bom, e de fato, nada está bom para nós enquanto o racismo existir. Nada está bom se o máximo atingido são elogios ao Gregório.

A atenção dada ao escritor indica um detalhe, que para a população negra é estruturante: o racismo também mora nos detalhes. Sem dúvidas o debate racial ganhou mais visibilidade nos últimos anos, entretanto, por que ainda não são os negros que suscitam a discussão nos principais veículos de comunicação? A autora do livro “Um Defeito de Cor”, Ana Maria Gonçalves, escreveu para a Folha, mesmo veículo que Gregório é colunista, uma análise contundente: “De 555 colunistas e blogueiros de oito veículos de imprensa (Folha, “O Estado de S. Paulo”, “O Globo”, “Época”, “Veja”, G1, UOL, e R7), 6 são negros”. Para acrescentar mais dados sobre a representação do negro na mídia é importante nos voltarmos para algumas informações da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O relatório publicado em 2012, que traça o perfil do jornalista no Brasil, indica que apenas 5% são negros e 18% pardos, totalizando em 23% de profissionais da área que não são brancos.

Impossível disputar espaço de maneira igual no debate de ideias e informações sobre racismo. Acreditar que somos todos iguais e que todos possuem a mesma voz é uma verdade que existe apenas para quem está do lado privilegiado. Quando apontamos as diferenças sociais não desejamos que brancos sejam omissos, mas que entendam que o simples ato de reconhecer privilégios não modifica a estrutura social excludente. Precisamos qualificar o debate racial no país, porém, será inviável avançar se os negros estiverem distantes dos principais canais de comunicação.
*Aline Ramos, 25, natural de Cubatão e moradora de São Paulo, é jornalista recém-formada pela Unesp de Bauru e blogueira no Que nega é essa?.

+ sobre o tema

Shopping diz lamentar ‘fato isolado’ após acusação de racismo

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu na...

Investigação contra Matheus Ribeiro causa estranheza, dizem advogados

Uma semana depois de ser acusado falsamente de furtar uma...

“Identidade” e as subcamadas do racismo: O que é ser negro/negra?

Você é capaz de identificar todas as subcamadas que...

para lembrar

Racismo leva padre negro a abandonar paróquia na Baviera

Sacerdote congolês, que está na Alemanha desde 2005, passou...

‘Ela deveria colocar negras na capa da Vogue’, diz Olívia Santana sobre polêmica

Primeira negra deputada estadual da Bahia, a parlamentar Olivia...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=