Praça Dom José Gaspar, em São Paulo, é a primeira a receber sinal aberto para Wi-Fi

Projeto de internet gratuita deve ser finalizado em um mês e se estende para 120 praças da cidade

 

São Paulo – A primeira praça de São Paulo a receber internet Wi-Fi de graça teve seu teste iniciado ontem (1º). O projeto foi lançado na Praça Dom José Gaspar, próximo à Biblioteca Mario de Andrade, região central, e vai se estender para 120 praças da capital paulista, uma em cada distrito da cidade.

Para oferecer o sinal aberto para internet o projeto propõe 512 kbytes por usuário, o que permite transmissão de documentos, envio de fotos e utilização de vídeos e inclui 270 aparelhos, disponíveis aos usuários, para medir a potência do sinal e a velocidade. No primeiro dia de teste, 140 pessoas utilizaram a rede gratuita.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e coordenador do Projeto Praças Digitais, Sérgio Amadeu, presente no lançamento, avisou que será necessário mais link para garantir o bom funcionamento do projeto. “Há uma preocupação nossa com a força e a velocidade do link. Vamos discutir isso com a Embratel, que ofereceu o serviço gratuitamente, para garantir a infraestrutura e fazer as correções necessárias”.

O Praças Digitais deve custar R$ 15 milhões por ano para a prefeitura. O processo de licitação está em andamento e em aproximadamente um mês o processo deve ser finalizado. “O maior custo do nosso projeto é pagar a banda larga para as operadoras de telecomunicações”, afirma Amadeu.

O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira afirma que esse serviço é o inicio de uma nova relação com o espaço público. “Estamos vivendo um momento importante na cidade de São Paulo que é a reapropriação dos espaços públicos. A praça é um lugar de convivência e momento importante da vida urbana”.

O Praças Digitais é desenvolvido pela Secretaria de Serviços da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Prodam Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município.

 

Wifi Livre: Grupo pede que moradores liberem wi-fi durante protesto de segunda

 

Fonte: Rede Brasil Atual

+ sobre o tema

10 estratégias de manipulação da mídia – Noam Chomsky

As grandes estratégias da manipulação midiáta por Noam Chomsky 1...

Inspirado em Mandela, começa Fórum Mundial de Direitos Humanos

Na abertura, ministra Maria do Rosário lembrou que "legados...

Ajude os povos de Altamira

Nós, periféricos da cidade mais violenta da Amazônia, a...

INDÍGENAS CORREM RISCO DE DESPEJO

AÇÃO URGENTE   INDÍGENAS CORREM RISCO ...

para lembrar

Os jovens que vivem com a desconfiança de terem sido infectados de propósito com HIV

Lucas Patrick Machado, de 24 anos, conheceu Celso* em...

Wellington Dias diz que 22 governadores concordam com pacto nacional de medidas restritivas para conter a Covid-19

O governador do Piauí, Wellington Dias, representante do Fórum...

Fábio Assunção detona ação na Cracolândia

Eviado por Regina Gomes Em seu perfil oficial no Facebook,...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=