Prêmio jornalista Abdias do Nascimento será lançado em Cuiabá

O evento será no próximo dia 15 (sábado), às 19h30, no Misc.

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian” (Misc) será o palco do lançamento da terceira edição do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

O objetivo é premiar profissionais que se dediquem à produção de matérias jornalísticas que deem visibilidade ao racismo como fator estruturante das relações sociais brasileiras.

Podem concorrer jornalistas profissionais de todo o país. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios, nas categorias Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia alternativa ou comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. Serão aceitas reportagens inéditas, publicadas ou veiculadas na imprensa brasileira entre 1 de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013.

Lançado em 2011 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), por meio da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio), o Prêmio homenageia o jornalista e ex-senador Abdias Nascimento, ícone da luta contra o racismo e defensor dos direitos humanos.

As inscrições são exclusivamente pela Internet, pelo site www.premioabdiasnascimento.org.br, até o dia 31 de julho. A entrega da premiação será feita em novembro no Rio de Janeiro.

Programação

A palestra “Racismo e Mídia”, ministrada pela pesquisadora Cândida Soares, do Núcleo de Educação e Relações Raciais (NEPRE-UFMT), abrirá a programação do lançamento em Cuiabá. Em seguida, a coordenadora da Cojira do Distrito Federal, Iris Cary, fará esclarecimentos e tirará dúvidas sobre o prêmio.

Logo depois, será a vez da programação cultural local, que contará com apresentação da Companhia de Teatro e Dança Ayolwa, com uma viagem poética ao Seio da Mãe África, com declamação feita pelo produtor cultural e militante negro Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva.

A beleza da cultura negra poderá ser conferida na apresentação da Orquestra Harmônica Urucungo de Berimbau, com a presença dos mestrandos Sangue Bom e Negô D’água, seguida da Kizomba Capoeira de Angola, com Mestre Lindomar.

A noite se encerra com show acústico com a banda Orpheus e jantar cuiabano. A entrada é franca.

“Além de lançar o prêmio, queremos mostrar um pouco das ações dos militantes negros aqui de Cuiabá, dando aos jornalistas esta oportunidade de conhecer as agendas dos grupos organizados”, explicou a coordenadora da Cojira-MT, Neusa Baptista, que estará expondo no evento seu livro “Cabelo Ruim?”.

Também participarão do evento, autoridades e militantes de grupos do movimento negro da capital.

Quem foi Abdias Nascimento

Um dos ícones do combate ao racismo no Brasil, Abdias do Nascimento foi jornalista (cujo registro profissional no SJPMRJ é datado de 1947), senador e um dos principais militantes e defensores dos direitos humanos do País. Atuou como profissional no impresso Diário Trabalhista, além de ter fundado o jornal Quilombo. Faleceu em 2011, aos 97 anos.

 

Fonte: Cenário MT

+ sobre o tema

Mulheres que atuam no agronegócio representam 40% do segmento

Recente pesquisa realizada pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio)...

Crise no jornalismo estimula aumento de blogs científicos

Do blog de Sônia Aranha, no GGN Por: Elton Alisson, de...

Indígenas e quilombolas lutam contra os ataques a seus direitos

Os movimentos indígena e quilombola afirmam que estão...

O partido único da mídia

Ao se fixar nos seus próprios dogmas, desprezando o...

para lembrar

MEC é autorizado a abrir concurso para 1.439 vagas

Oportunidades são para Colégio Pedro II, Cefet, escolas técnicas,...

Globo é acusada de crime eleitoral após reportagem do JN

A emissora Rede Globo foi acusada nesta quarta-feira de...

Lançamento do Relatório A Criminalização da Pobreza

Lançamento do Relatório A Criminalização da Pobreza - Um...

O mês da consciência negra e a representatividade na TV

Silêncio dos canais comerciais sobre tema ao longo de...
spot_imgspot_img

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...

Na ONU, Anielle Franco diz que reparação pela escravidão é ‘inegociável’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu na ONU, nesta segunda-feira, a ideia de uma reparação diante dos crimes contra a humanidade cometidos...
-+=