Prêmio jornalista Abdias do Nascimento será lançado em Cuiabá

O evento será no próximo dia 15 (sábado), às 19h30, no Misc.

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian” (Misc) será o palco do lançamento da terceira edição do Prêmio Jornalista Abdias Nascimento, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

O objetivo é premiar profissionais que se dediquem à produção de matérias jornalísticas que deem visibilidade ao racismo como fator estruturante das relações sociais brasileiras.

Podem concorrer jornalistas profissionais de todo o país. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios, nas categorias Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia alternativa ou comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. Serão aceitas reportagens inéditas, publicadas ou veiculadas na imprensa brasileira entre 1 de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013.

Lançado em 2011 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), por meio da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio), o Prêmio homenageia o jornalista e ex-senador Abdias Nascimento, ícone da luta contra o racismo e defensor dos direitos humanos.

As inscrições são exclusivamente pela Internet, pelo site www.premioabdiasnascimento.org.br, até o dia 31 de julho. A entrega da premiação será feita em novembro no Rio de Janeiro.

Programação

A palestra “Racismo e Mídia”, ministrada pela pesquisadora Cândida Soares, do Núcleo de Educação e Relações Raciais (NEPRE-UFMT), abrirá a programação do lançamento em Cuiabá. Em seguida, a coordenadora da Cojira do Distrito Federal, Iris Cary, fará esclarecimentos e tirará dúvidas sobre o prêmio.

Logo depois, será a vez da programação cultural local, que contará com apresentação da Companhia de Teatro e Dança Ayolwa, com uma viagem poética ao Seio da Mãe África, com declamação feita pelo produtor cultural e militante negro Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva.

A beleza da cultura negra poderá ser conferida na apresentação da Orquestra Harmônica Urucungo de Berimbau, com a presença dos mestrandos Sangue Bom e Negô D’água, seguida da Kizomba Capoeira de Angola, com Mestre Lindomar.

A noite se encerra com show acústico com a banda Orpheus e jantar cuiabano. A entrada é franca.

“Além de lançar o prêmio, queremos mostrar um pouco das ações dos militantes negros aqui de Cuiabá, dando aos jornalistas esta oportunidade de conhecer as agendas dos grupos organizados”, explicou a coordenadora da Cojira-MT, Neusa Baptista, que estará expondo no evento seu livro “Cabelo Ruim?”.

Também participarão do evento, autoridades e militantes de grupos do movimento negro da capital.

Quem foi Abdias Nascimento

Um dos ícones do combate ao racismo no Brasil, Abdias do Nascimento foi jornalista (cujo registro profissional no SJPMRJ é datado de 1947), senador e um dos principais militantes e defensores dos direitos humanos do País. Atuou como profissional no impresso Diário Trabalhista, além de ter fundado o jornal Quilombo. Faleceu em 2011, aos 97 anos.

 

Fonte: Cenário MT

+ sobre o tema

Quilombolas participam de oficina sobre direitos humanos

Começa nesta sexta-feira (19), as “Oficinas de Formação de Agentes...

Kenarik Boujikian: “Onde Roseana Sarney esteve nos últimos anos?”

  Por Conceição Lemes,   Nos últimos dias,...

20 anos do ECA: iniquidades e violência são grandes desafios

O escritório do Fundo das Nações Unidas para a...

para lembrar

Mais de 12 mil queixas de violação de crianças foram registradas em 2013

Os registros do primeiro quadrimestre representam 35% de todas...

Minha mãe morreu de aborto. Eu tinha 3 anos e ela 21.

Recebemos o relato de Magnólia sobre sua experiência pessoal....

Senado aprova obrigatoriedade do diploma de jornalismo

Texto segue para aprovação na Câmara dos Deputados, onde...
spot_imgspot_img

Em fala na ONU, assessor de Geledés cobra medidas econômicas para os afrodescendentes

Geledés -Instituto da Mulher Negra realizou nesta quinta-feira, 5, uma importante intervenção durante reunião da Segunda Sessão do Comitê Preparatório para a Quarta Conferência...

Evento de Geledés em NY avança em propostas para justiça reparatória

Nesta quarta-feira, 4, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu na sede da Comunidade Bahá'í Internacional, em Nova York, o evento “Perspectivas Afrodescendentes sobre...

Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência

Nesta terça-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, se reuniu com a Comissão...
-+=