Prêmio Nacional de Expressões Culturais abre inscrições

A 2ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras abriu inscrições, nesta segunda-feira (10), com objetivo de estimular e incentivar as expressões artísticas de estética negra. Este ano, o prêmio – uma realização da Fundação Cultural Palmares e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), com o patrocínio da Petrobras – é dedicado às comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para o combate ao racismo.

A expectativa de participação para este ano é de superação com relação ao ano passado. Desde o lançamento do evento, em 28 de setembro, mais de 800 acessos foram identificados no site da organização, segundo dados do Cadon. Desses, 200 foram direcionados do site da Fundação Palmares. “O interesse pelo tema já se mostrou presente. Diversas instituições confirmaram presença no prêmio. Assim, teremos a chance de divulgar a arte e cultura afro de forma mais abrangente”, comentou Ruth Pinheiro, presidente do Cadon.

Para o diretor do Departamento de Fomento e promoção da Cultura Afro-brasileira da Fundação Palmares, Martvs das Chagas, o prêmio é uma excelente oportunidade para termos um quadro da produção artística afro-brasileira. “ O número de inscrições deverá nortear a necessidade do aumento dos valores do prêmio em suas próximas edições.Por isso, convidamos a todas as organizações a se inscreverem”, destacou.

As inscrições estarão abertas no período de 10 de outubro a 28 de novembro de 2011 e só poderão ser feitas pelo site www.premioafro.org. Até o fim do dia, o edital do prêmio será publicado no portal.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão de membros indicados, e serão considerados os critérios de excelência artística, histórica e efetiva contribuição artística para a cultura afro-brasileira, pertinência do conteúdo à questão afro-brasileira, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução.

Para acompanhar as novidades sobre o concurso, os participantes e apreciadores da cultura afro-brasileira poderão seguir os perfis desta segunda edição pelo Twitter e Facebook. Basta acessar os endereços eletrônicos www.twitter.com/premioafro ewww.facebook.com/premioafro.

Após a divulgação dos resultados, será realizada uma cerimônia de premiação para os vinte projetos vencedores.

Fonte: Mulher Negra

+ sobre o tema

para lembrar

Nota de repúdio às atitudes de racismo e intolerância ocorridos no cotidiano da UEFS

A Comissão de Ações Afirmativas da Universidade Estadual de...

Fuvest antecipa o resultado do vestibular para quarta-feira

Lista de aprovados deve sair às 16h do próximo...

De bolsista do ProUni a mestrado nos EUA

Filho de catador de garrafas ganha bolsa de mestrado...

MEC publica edital para 1,5 mil vagas de curso online de francês

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira (18) edital...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=