Prêmio “Viva seu sonho” concede bolsas de estudo para mulheres

Promovida pela Soroptimist, premiação apoia mulheres que sejam chefes de família e tenham baixa renda. Inscrições até 15 de novembro!

 

Por Priscila Bellini, do Estudar Fora 

Getty Images

A proposta não poderia ser mais direta: fazer com que mulheres vivam seus sonhos e garantir os meios para isso. O Prêmio Viva Seu Sonho, da Soroptimist (ou, no nome em português, a Soroptimista Internacional das Américas), está com inscrições abertas até 15 de novembro.

Os prêmios são direcionados a mulheres que sejam mães, chefes de família, tenham baixa renda e estejam cursando ou tenham sido aceitas em cursos de graduação. Aquelas que são contempladas pela premiação recebem de US$ 1.000 a US$ 16.000.

Quem pode se candidatar?

Para ser elegível para o prêmio Viva Seu Sonho da Soroptimist, é necesário que a candidata cumpra os seguintes requisitos:

  • Seja a principal provedora financeira de seus dependentes (filhos, parceiros, e/ou pais);
  • Demonstre necessidade de auxílio financeiro;
  • Esteja matriculada, ou tenha sido aceita, em um curso vocacional, profissionalizante ou graduação;
  • Esteja motivada a atingir seus objetivos de carreira;
  • Não tenha concluído a graduação;

Brasileiras que cumpram esses requisitos podem se candidatar para receber o apoio financeiro da instituição.

Como se candidatar ao Viva Seu Sonho

Para se candidatar, é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no site e encaminhar duas cartas de recomendação (usando o modelo do site), no modelo estipulado pela Soroptimist. Cabe à candidata explicar como o curso para o qual foi aceita, ou em que já está matriculada, contribuirá para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Também são coletadas informações sobre a renda da estudante e suas despesas em casa.

Uma das vantagens do prêmio, que existe desde 1972, vem da possibilidade de aplicá-lo a vários tipos de despesa. Se a estudante já possui uma bolsa da universidade para arcar com a tuition, por exemplo, pode usá-lo no pagamento de transporte, livros e mesmo cuidados com os filhos. Desde a criação da iniciativa na década de 70, a Soroptimist já distribuiu 30 milhões de dólares em apoio financeiro para milhares de mulheres.

Para enviar dúvidas sobre a application, basta enviar um e-mail para [email protected]Já as candidaturas, com o formulário e as cartas de recomendação, devem ser enviadas para [email protected].

 

 

+ sobre o tema

para lembrar

Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

Ele é professor da USP e tem 18 livros...

Concurso da Secretaria de Educação de SP pede comprovante de virgindade

Seleção pública também exige que mulheres com uma 'vida...

Conferência Nacional de Educação começa neste domingo (28) em Brasília

Começa neste domingo (28), às 18h, a Conae (Conferência...
spot_imgspot_img

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....

Grupo Articulador intensifica ações em defesa de crianças negras e indígenas

Em mais uma etapa da jornada pela equidade racial na primeira infância, a Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ), Geledés – Instituto...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...
-+=