Presidente de clube é condenado por racismo

-Fonte: Jornal de Uberaba –

Presidente de um clube campestre de Uberaba foi sentenciado pelo crime de racismo após ordenar a recusa da venda da cota do clube para a vítima, da raça negra. A denúncia foi proposta pelo Ministério Público. Em primeira instância, houve absolvição. No entanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu provimento à apelação criminal proposta pelo MP condenando o acusado a um ano e nove meses de pena – revertidos em duas sanções restritivas de direito: a prestação de serviço à comunidade e a prestação pecuniária de 40 salários mínimos a serem pagos à vítima.

A vítima pretendia comprar uma cota do clube e, após ver anúncio publicado em um jornal, entrou em contato com o vendedor, fechando o negócio pelo telefone. Ao levar os cheques ao escritório, acompanhada por um filho de nove anos, ela foi impedida de adquirir a cota em função da cor da pele. O vendedor ainda esclareceu que agia sob ordem da presidência do clube, que recomendara a não-venda de cotas a pessoas negras. A vítima disse, em testemunho, ter sido humilhada diante do filho, que estava empolgado com a ideia de frequentar o clube.

Entre as testemunhas, várias outras pessoas relataram casos semelhantes ocorridos ao tentarem comprar as cotas do referido clube de Uberaba e serem impedidas de efetivar o negócio por preconceito racial. Uma delas confirmou ter sido barrada no clube sem motivo aparente. Outra também relatou situação idêntica ao ser impedida de participar de um churrasco nas dependências do clube, promovido em uma festa da faculdade.

O réu, no caso, o presidente, recorreu da sentença junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) com um Agravo de Instrumento. Entretanto, o titular da 5º Promotoria de Justiça Criminal, Laércio Conceição, analisa o pedido de execução provisória da pena, visto que o trânsito em julgado não tem efeito suspensivo.

Matéria original: Presidente de clube é condenado por racismo

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Consul do Haiti :Todo lugar que tem africano lá tá f…

A diplomacia do preconceito, da intolerância e do racismo   E...

Racismo de John Mayer

John Mayer usou o Twitter para se desculpar...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=