Proibição ao suicídio assistido é derrubada no Canadá

Medida entrará em vigor dentro de um ano

Nesta sexta-feira (6), a Suprema Corte do Canadá derrubou a proibição ao suicídio assistido por médicos. A medida reverte uma decisão feita em 1993, e permite a prática consencual a adultos que sofram doenças consideradas incuráveis, porém a doença não precisa ser terminal. A decisão deve entrar em vigor no prazo de um ano.

“Não concordamos que a formulação existencial do direito à vida exija uma proibição absoluta à assistência à morte, ou que indivíduos não possam renunciar ao seu direito à vida”, diz a decisão, que foi tomada após a análise do caso de duas mulheres com doenças degenerativas que morreram.

A ativista Gloria Taylos, sofria de esclerose lateral amiotrófica, e entrou na Justiça para pedir o direito ao suicídio assistido em 2011, e morreu devido à complicações da doença um ano depois. A família de uma segunda mulher, chamada Kay Carter, também entrou com o pedido. Carter chegou a viajar para a Suíça para poder por fim ao seu sofrimento. No país europeu a prática é considerada legal, como em alguns outros países europeus e alguns estados americanos.

A última vez que o suicídio assistido foi liberado no Canadá foi no ano de 1993, com o caso de Sue Rodriguez, que sofria de esclerose lateral amiotrófica. A decisão ainda pode ser revertida pelo parlamento canadense.

 

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

Eutanásia: Morre americana com câncer terminal que anunciou suicídio assistido

Brittany Maynard decidiu realizar suicídio assistido no último sábado...

Menina de 14 anos pede autorização para morrer

Chilena de 14 anos com doença grave faz apelo...

Menina de 14 anos pede autorização para morrer

Chilena de 14 anos com doença grave faz apelo a Michelle Bachelet para deixá-la morrer. Valentina Maureira tem 35 kg e um desejo: que...

Eutanásia: Morre americana com câncer terminal que anunciou suicídio assistido

Brittany Maynard decidiu realizar suicídio assistido no último sábado (1º). Ela tinha 29 anos e foi diagnosticada em janeiro com um tumor no cérebro. A...
-+=