Projeto amplia inserção de negros no mercado de trabalho

Fonte: Portal Vermelho
“Hoje, para mim, é um dia duplamente especial. Primeiro, porque é o meu aniversário e segundo pelo fato de eu estar participando desse projeto que, com certeza, vai garantir a minha aprovação no primeiro concurso publico que eu fizer “. As palavras de Simone Amazonas, 31 anos, expressam sua felicidade em ser uma das selecionadas para primeira turma do Projeto Integrado de Ação Afirmativa: Formação para Concurso Público e Qualificação Socioprofissional que, nesta segunda-feira (19/10).

Realizado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Uneb, com recursos do Fundo Estadual do Combate a Pobreza – Funcep, o Projeto Afirmativo é uma ação integrante da Agenda Bahia do Trabalho Decente, dentro dos eixos de promoção da igualdade e de serviço público. Um dos seus objetivos é possibilitar o acesso ao mercado de trabalho de maneira igualitária para um segmento da população que tem constantes perdas provocadas pela discriminação racial. “As dificuldades de inserção da população negra no mercado de trabalho, em especial no serviço público, começam logo no acesso.

Por isso, pensamos em oferecer a esses jovens qualificação para que possam concorrer à uma vaga com as mesmas condições que os demais, principalmente nas vagas mais qualificadas”, declarou o secretário Nilton Vasconcelos.

Gente como Eli Dias, de 41 anos, que acredita que após participar do Projeto Afirmativo estará preparado para enfrentar qualquer prova e conquistar a sua estabilidade. “Não tenho palavras para definir a alegria de ter sido um dos aprovados neste curso.

Há muito tempo, quero fazer um concurso, mas não tinha recursos para me preparar. Essa iniciativa do Governo do Estado é muito importante para todos nós,” afirma Eli, que será um dos alunos da turma da Escola Estadual Hamilton Lopes, na Calçada.

Direcionado para mulheres e homens negros, de baixa renda, concluintes do ensino médio, oriundos da rede pública de ensino, com idade a partir de 18 anos, o Projeto Afirmativo pretende qualificar gratuitamente essas pessoas para que possam disputar futuramente uma vaga nos concursos públicos. Serão apresentados conceitos de administração, direito constitucional, legislação, atualidades, matemática, língua portuguesa, além do planejamento de carreira, discutindo a geração de renda por meio de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo. O projeto pretende abordar, ainda, questões relativas a gênero e raça.

O prazo para matrícula foi prorrogado para os dias 20 e 21 de outubro. Os candidatos devem se dirigir à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada na Avenida Jorge Amado, s/n Boca do Rio, Prédio do Museu de Ciência e Tecnologia, Salvador – Bahia, munidos da documentação relacionada no Edital de Seleção, que pode ser visualizado no endereço http://www.selecao.uneb.br/afirmativo.

Matéria original

+ sobre o tema

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças...

para lembrar

India Arie & Raúl Midón – Back to the middle

Raúl Midón (14 de março,...

BOA NOTÍCIA: 15 Milhões de brasileiros saíram do vermelho

Com o nome limpo, já podem voltar a tomar...

A origem da palavra IDIOTA – Mario Sergio Cortella

‎A origem da palavra IDIOTA - Mario Sergio Cortella....

Jornalista Chico Pinheiro considera golpe o impeachmet contra Dilma

O jornalista Chico Pinheiro, um dos apresentadores do telejornal...

O Congo está em guerra, e seu celular tem a ver com isso

A Guerra do Congo é o conflito mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, mas recebe bem menos atenção do que deveria —especialmente se comparada às guerras...

Debate da escala 6X1 reflete o trabalho em um país de herança escravista

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25), o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer colocar fim à...

Não há racismo estrutural, e discriminação afeta brancos, diz governo Trump

O governo de Donald Trump considera que não existe racismo estrutural nos EUA e alerta que a discriminação é, de fato, cometida contra brancos. Numa carta escrita no dia...
-+=