PSB e PC do B anunciam apoio a Tarso Genro no Rio Grande do Sul

PSB vai indicar candidato a vice na chapa de ex-ministro ao governo.
PP e PSDB anunciaram aliança para reeleição de Yeda Crusius (PSDB).

 

O PSB e o PC do B vão apoiar a candidatura do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) ao governo do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) por lideranças dos três partidos. O PSB vai indicar o ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Lourenço do Sul e de Cristal, Beto Grill, para o cargo de vice-governador.

 

A aliança mantém aberta a segunda vaga da chapa ao Senado. A primeira é de Paulo Paim (PT), que buscará a reeleição. O PSB e o PC do B formarão coligação à parte para disputar as eleições proporcionais.

 

O apoio dos dois partidos acabou com o isolamento ao qual o PT estava submetido desde o início das articulações eleitorais. “Havia a análise de que ficaríamos solitários, mas tínhamos que respeitar o tempo dos interlocutores”, afirmou Tarso. A aliança só se tornou viável na semana passada, quando o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) desistiu de concorrer ao governo do Estado e anunciou que vai concorrer ao terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.

 

PP e PSDB

Outra aliança anunciada nesta segunda foi a do PP com o PSDB pela reeleição de Yeda Crusius (PSDB). O partido vai indicar o candidato a vice-governador, possivelmente o deputado federal Vilson Covatti, e uma candidata ao Senado, a jornalista Ana Amélia Lemos.

 

O impasse que havia entre as duas siglas foi resolvido com um recuo parcial de ambas. O PSDB concordou com a coligação para a Câmara. O PP, que queria coligação completa, abriu mão da aliança para a Assembleia Legislativa.

 

As alianças fechadas nesta segunda-feira deixam o quadro eleitoral gaúcho quase completo. O PMDB, que lançou o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, já havia fechado acordo com o PDT. O PTB mantém a candidatura do deputado estadual Luis Augusto Lara e pode contar com apoio do DEM. O PPS, que desistiu da chapa com o PSDB por não concordar com a coligação nas proporcionais com o PP, avalia a possibilidade de se aliar a Fogaça.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

O sexismo e a indigência da dupla moral dos VIPs do Itaquerão, por Fátima Oliveira

A cidade de São Luís (MA) continua de beleza...

Os melhores tweets sobre a ‘reconciliação’ entre Cuba e EUA

Depois de 53 anos de relações hostis, o presidente...

Dilma diz que vai encarar segundo turno com muita garra e energia

Acompanhada da coordenação de sua campanha...

Todos os países que reduziram a maioridade penal não diminuíram a violência

Nos 54 países que reduziram a maioridade penal não...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=