Racismo no Metrô Campo Limpo: A versão do Metrô

O músico William Oliveira Santos, 25, afirma ter sido vítima de racismo e de agressão por parte de três seguranças da estação Campo Limpo do Metrô, que faz parte da linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e fica na zona sul de São Paulo.

O incidente ocorreu na tarde de terça-feira (25) e é investigado pelos policiais do 37º Distrito Policial (Campo Limpo), onde o músico registrou boletim de ocorrência.

Santos é integrante do grupo de rap Versão Popular e um dos poetas do coletivo cultural Cooperifa.

Na manhã desta quarta-feira, Santos foi submetido a um exame de corpo delito no IML (Instituto Médico Legal). Ele afirma que, ao ser revistado pelos seguranças do Metrô, teve o braço torcido e sofreu uma luxação.

Segundo Santos, ao chegar na estação Campo Limpo, ontem, um dos seguranças tentou intimidá-lo. Após uma discussão, o segurança se retirou e, quando Santos subia a rampa de acesso da estação, ele foi abordado por mais dois seguranças.

O músico diz que ter tomado uma “gravata” e que foi arrastado pelo braço pelos três seguranças, que o colocaram para fora da estação.

Santos disse ainda que, ao ser expulso, um dos seguranças disse para ele: “Sai fora, negão! Se quiser, vai de busão”.

 

O outro lado

O Metrô afirma que as versões apresentadas pelo usuário e pelos agentes de segurança são divergentes. “Diante disso, o Metrô vai, com rigor e rapidez, aprofundar o esclarecimento dos fatos e circunstâncias da ocorrência”.

A direção da empresa informou que, em caso de comprovação do abusos por parte dos três seguranças contra Santos, os funcionários serão punidos.

Leia a nota oficial do Metrô sobre o caso:

“O Metrô informa que o referido usuário entrou na Estação Campo Limpo, questionou os agentes de segurança por qual motivo estava sendo observado.

Os agentes esclareceram ao usuário que faz parte do trabalho da segurança observar o movimento dos usuários e atender a suas necessidades. Em seguida, perguntaram a ele se necessitava de ajuda.

O usuário reagiu com palavrões e se dirigiu à plataforma. Em função desta reação sem motivo, os agentes solicitaram que a pessoa se identificasse. O pedido foi negado e, então, os agentes realizaram busca pessoal no usuário. Como houve resistência, ele foi imobilizado e retirado da estação.

O usuário retornou à estação com policiais militares e não aparentava lesão. Os policiais solicitaram dados dos empregados do Metrô, apuraram os fatos e se retiraram do local. Testemunha da ocorrência informou que não percebeu lesão no usuário.”

Fonte: Jornal de Floripa

+ sobre o tema

“Morri na Maré”: assista ao minidoc

Financiado coletivamente, filme realizado por dois jornalistas franceses mostra...

Dennis de Oliveira: Programa da USP não reduz desigualdade racial

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade de São...

Tesla enfrenta processo por acusação de racismo e assédio sexual

Uma agência do governo estadual da Califórnia abriu um...

Questionário online vai mapear violência e racismo na USP

Violência e racismo na USP A Pró-reitoria de Cultura e...

para lembrar

Revendedora da Audi é condenada a indenizar por discriminação racial

Fonte: Lista Discriminação Racial - Por Gabriela Galvêz O juiz...

Parem de chamar os negros ativistas de agressivos!

Sobre negros, Era de Aquário e representações Este texto nasceu...

PMs são presos sob suspeita de envolvimento na morte de garoto de 13 anos no Rio

Quatro policiais militares que figuram como réus no processo...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=