Requião diz que Anatel é omissa e age contra os consumidores

 

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) falou sobre o relatório divulgado pela Anatel que mostra que a empresa de telefonia TIM derrubava propositalmente as ligações realizadas por usuários do plano Infinity. Para ele, a Anatel é a grande responsável pela manobra que prejudicou milhares de clientes. “A Anatel deveria agir como defensora dos interesses dos consumidores. E não como faz”, disse.

“Desde maio a Anatel tinha conhecimento que a TIM derrubava ligações do plano Infinity para faturar mais. Mesmo assim , autorizou a TIM a continuar vendendo novas linhas e não tomou qualquer medida para interromper a trapaça”, afirmou.

“É por motivos assim que apresentei um projeto no Senado para tornar mais rigorosa e transparente a escolha dos dirigentes das Agências Reguladoras”, disse Requião, explicando que seu projeto torna mais rigorosa a escolha dos dirigentes, com análise criteriosa dos currículos e prazos maiores para a avaliação dos indicados.

Além disso, o projeto abre o debate para a sociedade fazer parte da escolha dos dirigentes das Agências Reguladoras. “O meu projeto cria canais para que qualquer pessoa possa emitir sua opinião, fornecendo informações favoráveis ou desfavoráveis dos indicados”, contou.

“Hoje o processo de escolha dos dirigentes das Agências é um processo de cartas marcadas, obscuro, sem que o Senado ou a sociedade participem. O Governo manda os nomes para o Senado, as Comissões do Senado não discutem estes nomes, as sabatinas são feitas a ‘toque de caixa'”, relatou o senador, dizendo que em alguns casos os senadores votam a indicação antes mesmo de terminar a sabatina.

“Com essa transparência vamos evitar com que o Governo nomeie pessoas que defendem mais os interesses das empresas do que o interesse dos consumidores. O caos na telefonia celular do nosso Brasil tem responsável. E a responsável é a Anatel, a sua omissão, a sua passividade diante dos desmandos das operadoras que chegou ao limite”, finalizou.

 

Fonte: Viomundo

+ sobre o tema

A Atuação das Mulheres Negras na 68ª CSW

Esta cartilha tem como objetivo apresentar os principais esforços...

Imprensa e Racismo

Maria Carolina Trevisan Foi em 1995, quando o então presidente...

Ameaças, estupros e prostituição: os impactos do garimpo ilegal para as mulheres

A atividade garimpeira clandestina impacta diariamente a vida dos povos indígenas...

Sartre, filósofo do direito?

Sartre: direito e política, de Silvio Luiz de Almeida, tanto...

para lembrar

Unicef: 78% dos países fixam a maioridade penal em 18 anos

Quase 80% dos países fixam a maioridade penal em...

Bahia ganha programa sobre afro-empreendedorismo na TV aberta

O programa Me Despache, que fala sobre empreendedorismo e...

Anistia exibe hoje curtas sobre remoções forçadas

O Cineclube da Anistia Internacional reexibe hoje, às...

Entidades promovem indicações conjuntas para Conselho Curador da EBC

Processo de indicação para a instância participativa da EBC...
spot_imgspot_img

Ministra da Mulher retoma posicionamento de Geledés em discurso na CEPAL 

"Participar da 66ª Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe foi uma oportunidade estratégica para...

O Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Um Chamado à Igualdade para os Meninos Afrodescendentes

Hoje, 10 de dezembro de 2024, celebramos o 76º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), um marco essencial para a garantia da...

Líder da ONU afirma que Direitos Humanos estão sob ataque

Em mensagem para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, neste 10 de dezembro, o secretário-geral da ONU alertou que “milhões de pessoas estão...
-+=