Senado quer proibir discriminação nos estádios

Por: Mário Coelho

Os senadores aprovaram um projeto de lei que, entre outras coisas, proíbe xingamentos e cânticos que configurem discriminação nos estádios de futebol brasileiros. A proposta, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), tramitava desde 1995 no Congresso. O texto prevê uma série de mudanças no Estatuto do Torcedor, com o objetivo de prevenir e repremir a violência em competições esportivas. A matéria, aprovada ontem (7) à noite pelo Senado, tem como objetivo principal atingir as torcidas organizadas no futebol.

A proibição do xingamento em praças esportivas está prevista no artigo 13-A do projeto, que estabelece as condições de acesso e permanência do torcedor nos estádios e ginásios. Não é permitido entrar com objetos, bebidas ou “substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”. Além disso, proíbe a entrada de cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo. Por último, estabelece a proibição de “entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos”.

 

“A preocupação com esse problema começou a tomar corpo a partir de uma briga entre torcidas, ocorrida em agosto de 1995, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo”, disse um dos relatores da matéria no Senado, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), sobre o motivo que originou a apresentação do projeto. Ele ressaltou que a Constituição garante a “plena liberdade de associação para fins lícitos e veda a interferência estatal no funcionamento dessas entidades”. Por isso, na visão dele, não é possível extinguir ou proibir as torcidas organizadas de entrar nos estádios.

 

“A não ser por fato determinado, e apenas mediante decisão judicial. Desse modo, configura-se necessária a introdução de outros tipos de instrumentos para conferir garantia da segurança pública em eventos esportivos”, disse Zambiasi. Para o senador, é preciso modernizar o Estatuto do Torcedor, que já apresentou novidades quanto à violência nos estados. Mas falta, na visão dele, instrumentos para punir os torcedores que provocam confusões nas praças esportivas.

 

Entre outras mudanças, a proposta prevê que as torcidas organizadas que promoverem tumultos e que praticarem ou incitarem a violência poderão ser proibidas de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos. Além disso, o projeto tipifica criminalmente atitudes praticadas no interior ou nos arredores dos estádios, que provoquem, ou incitem violência, a manipulação de resultados das competições também será considerada crime, bem como a venda irregular de ingressos por cambistas ou por funcionários que forneçam ingressos a cambistas.

 

Fonte: Congresso em foco

+ sobre o tema

Shopping barra jovens da periferia, mas libera ‘rolezinho’ de alunos da USP

Sem repressão ou proibição, estudantes de Economia da...

O racismo na capital do país: a face cruel de um crime covarde

Pesquisa inédita do Ministério Público do DF e Territórios...

Softwares de reconhecimento de fala de empresas entendem menos negros do que brancos

Os sistemas de reconhecimento de fala estão se popularizando...

Sugestão para Joao Doria: pintar-se de preto para testar a violência policial

Depois que o prefeito João Doria se fantasiou de...

para lembrar

Advogado comenta ação judicial sobre discriminação contra religiões afro-brasileiras

O advogado Hédio Silva Jr. comenta o resultado histórico...

Novas regras tentam reduzir letalidade da PM de SP

Por: Luis Kawaguti     Após registrar uma alta de 24% no...

ONU apresenta no Congresso campanha pelo fim da violência contra juventude negra

Deputados, religiosos, representantes da sociedade civil e do Sistema...

Disney retira fantasia de loja após acusações racismo

Roupa sobre personagem do filme Moana cobre o corpo...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=